O Cartão Europeu de Seguro de Doença – ou simplesmente Cartão Europeu de Saúde – é uma opção a considerar pelos viajantes. Beneficie de assistência médica como se estivesse em Portugal.

Vai de viagem e tem um problema de saúde? Não desespere. Saque do seu Cartão Europeu de Saúde e não se preocupe com mais nada a não ser recuperar rapidamente. Este documento, conhecido de forma oficial como Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite a qualquer cidadão dos Estados pertencentes à União Europeia – bem como Liechstenstein, Noruega, Islândia e Suíça – beneficiar de assistência médica durante a estada temporária em qualquer um dos países aderentes. O cartão possibilita também o reembolso, no seu país de origem, dos custos dos serviços de saúde recebidos no estrangeiro.

Este é um cartão gratuito que possibilita ao seu portador receber os cuidados de saúde equivalentes aos prestados pelo sistema de Segurança Social do seu próprio país. No entanto, o CESD não abrange as situações em que o viajante se desloca a outro país com o intuito de aceder propositadamente a um determinado tratamento médico.

O cartão é individual e pode ser requerido pelos trabalhadores abrangidos por um regime de Segurança Social, não-ativos, pensionistas (e respetivos familiares), beneficiários de subsistemas de saúde públicos e privados e utentes do serviço nacional de saúde que não estejam vinculados à Segurança Social ou a qualquer outro subsistema mencionado.

Para ter o seu CESD (válido por três anos), tem duas opções: pela internet ou de forma presencial. Se tem o seu número de identificação da Segurança Social, vá a seg-social.pt e peça o cartão na Segurança Social Direta com palavra-chave ou Cartão de Cidadão. Se preferir cara a cara, dirija-se a um dos serviços de atendimento da Segurança Social, Loja do Cidadão ou serviços do subsistema de saúde, preencha o formulário Modelo GIT53-DGSS e aguarde tranquilamente em casa pela entrega do cartão. Poderá também receber um certificado provisório de substituição no caso de a sua viagem se realizar antes do tempo previsto de entrega do documento final.