Está no campo e de olho na cidade, fica no Alentejo e toca o mundo das estrelas de Hollywood. O 4 Évora Hostel aposta no mundo profissional, mas é o ambiente familiar que mais seduz quem lá fica.

O que nasceu como moradia de família é hoje ponto de encontro para outras famílias que passam e ficam pela cidade Património da Humanidade. O 4 Évora Hostel começou por ser e está pensado para profissionais deslocados que procuram estada regular durante a semana, mas depressa pais e filhos têm vindo a tomar conta deste espaço que é ao mesmo tempo funcional e juvenil como um hostel e acolhedor como o lar familiar.

Logo à entrada, a pilha de malas ilustrada nas paredes aguça a curiosidade de quem chega e promove a vontade de descobrir mais. Depois, é continuar a procurar surpresas que estejam reservadas noutras divisões da casa. E vale a pena segui-las, porque há algo de peculiar nestas pinturas e é Laure Correia, a proprietária que trocou a distribuição pela hotelaria, quem explica o porquê: as ilustrações são de Gonçalo Jordão. Na verdade, falámos do artista português que integrou a lista de oscarizados de Hollywood, em fevereiro deste ano. Foi ele o responsável por parte das pinturas decorativas no lobby do Grand Budapest Hotel, filme de Wes Anderson galardoado com o Óscar de Melhor Cenografia.

E agora, eis Gonçalo de regresso a este lado do Atlântico, mas não apenas no lobby. Ele impressiona também nas paredes da sala de estar e na zona de estudo ou de refeições. As pinturas decorativas percorrem as zonas comuns e sobem as escadas do hostel como que encaminhando os hóspedes até aos cinco quartos, com quatro a sete camas, casa de banho privada e televisão.

Pela mão de Jordão vamos seguindo por esta moradia onde se pode cozinhar, mas também encomendar refeições caseiras (8,50 euros para prato do dia, 18,50 para menu alternativo); onde se pode usar a churrasqueira, mergulhar na piscina ou, corolário máximo da vida em família, estar à lareira.

A vista estende-se sobre os vinhedos da Quinta da Cartuxa, «está-se no campo, mesmo ao lado da cidade», diz Laure. Na verdade, a cerca de 900 metros há um parque de estacionamento diante de uma das portas da muralha, e já ao lado do 4 Évora Hostel há uma ecopista e o Clube de Ténis. No hostel – com capacidade para 27 pessoas – é possível alugar bicicletas e prevê-se, para breve, a abertura de um ginásio. Se houver dúvidas sobre a cidade ou sobre o que fazer, Laure Correia tem as chaves para a solução.

4 Évora Long Stays Academic Hostel
Rua Alfredo Henrique da Silva, 1
Tel.: 266043953 Web: 4evorahostel.com
Quarto de 4 camas a partir de 31 euros por noite.
Dormitório a partir de 19 euros por cama.

Texto de Carla Bernardino - Fotografias de Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens