No centro da cidade, o grupo SANA pôs em prática a sua teoria da evolução: um ideal de hotel que se adapta ao hóspede, aberto à cidade e resolvido a não parar no tempo. Isso é Evolution.

Tem quartos, receção, pequeno-almoço buffet, bar aberto até más horas. Sim, se quisermos despi-lo aos parâmetros convencionais, é um hotel. Contudo, não nasceu para ser apenas mais um dentro dessa categoria – até porque à SANA não lhe faltam camas em Lisboa, com nove unidades na cidade e outras duas nos arredores. Com a insígnia Evolution, o grupo hoteleiro português apostou todas as fichas na ideia de um hotel de última geração. Tecnológico, futurista, conveniente, porém, sem deixar de lado o conforto.

Os quartos, disponíveis nas tipologias cool e super cool, são espaçosos (23 e 37 metros quadrados, respetivamente) e fazem lembrar o cockpit de uma nave espacial, dispostos em espaço aberto, com o duche e o WC em cápsulas de vidro fosco, e os janelões com vista sobre a Praça Duque de Saldanha a dar ideia de para-brisa. O mobiliário, que acompanha o quarto a toda a largura, é feito de peça única, à medida, em plexiglass, vincando o elemento futurista. Escusado será dizer: wi-fi, sistema de som por Bluetooth e tomadas elétricas com fartura (incluindo dentro do cofre) não podiam faltar no campo das comodidades básicas. Mas há também luzes ajustáveis com presets programados, pormenores de design a lembrar o estilo space age e uma app gratuita para controlo remoto do quarto (luz, estores, temperatura, etc.).

Evolution não é um mero nome vazio. «Neste hotel, procuramos evoluir para nos adaptarmos às necessidades do hóspede», explica o diretor, João Figueira. E tem exemplos para demonstrá-lo: o ginásio, a piscina e a sauna, situados no último piso e com a vista a que se tem direito, estão abertos 24 horas por dia. O bar também não encerra. E, no restaurante, a evolução está presente na oferta do buffet, assegurado por Patrick Lefeuvre, chef executivo do Epic SANA, que vai evoluindo com o passar do tempo – de momento, privilegia a cozinha asiática. O preço, esse, não «evolui»: seja ao almoço seja ao jantar, o valor fica por uns convidativos 14 euros (sem bebidas). E está aberto a não hóspedes, o mesmo acontecendo com o pequeno-almoço (buffet a 11 euros), as áreas sociais com wi-fi gratuito ou o bar, que às quintas e sextas propõe animadas festas after work. Aqui, a cidade é bem-vinda. E também isso é evolução.


Evolution Lisboa
Praça Duque de Saldanha, 4 (Saldanha)
Tel.: 211590200
Web: evolution-hotels.com
Quarto duplo a partir de 77 euros por noite

Texto de João Mestre - Fotografias Direitos Reservados