Da marisqueira Eduardo das Conquilhas já muito se disse e escreveu. Afinal, já são 50 anos de história, comemorados em 2015, que fizeram desta casa no centro da Parede uma referência da Grande Lisboa no que ao marisco diz respeito. Com o aniversário redondo chegou também um novo desafio: a dinamização do renovado Mercado de Carcavelos. Começou com o Eduardo dos Petiscos, que abriu no verão e depressa atraiu uma multidão de comensais. «Trouxemos os mariscos do Eduardo, aos quais acrescentámos o conceito das tapas espanholas, que se tem revelado um sucesso», revela Ricardo Santos, o proprietário. Agora, é a vez do Sushi do Mercado. O conceito tem à frente outro Eduardo, de apelido Saldívia, «com 17 anos de experiência na área do sushi», e consultoria do sushiman Agnaldo Ferreira, com cartas dadas em vários espaços de Lisboa.

A ementa de sushi não é extensa, mas isso é uma vantagem na hora de escolher. Para entrada destacam-se as gyosa ou o ceviche, havendo depois várias opções de tamaki, rolos quentes, sashimi e tataki, para além, claro, de diversos combinados – como o gunkan gourmet, uma das novidades para a carta de 2016 que, por 12 euros, inclui seis peças originais: enguia com foie, sapateira, anchova com ovo de codorniz, cocktail de gambas, bacalhau com couve e atum picante. Uma das principais caraterísticas deste mercado e uma vez que apenas dispõe de duas bancas de comida, é o ambiente acolhedor, onde os clientes podem misturar e partilhar, na mesma mesa, sushi com petiscos mais tradicionais. Há também pratos com dia fixo. Ao sábado, há paelha confecionada ao vivo, e domingo é dia de cozido. Está também disponível serviço de take-away e entrega ao domicílio.

«Como o espaço é pequeno, apostámos numa filosofia familiar, em que as crianças podem andar à vontade, a brincar no pátio. Somos, aliás, o único mercado com serviço de mesa», afiança Ricardo, que, a partir de janeiro, vai alargar a presença do grupo no local, com a inauguração de uma esplanada coberta, com área lounge e bar de gin, e mais uma banca, dedicada às «comidas naturais».


Sushi do Mercado & Eduardo dos Petiscos

Mercado de Carcavelos
Tel.: 214571071 (Eduardo dos Petiscos ) / 932661605
(Sushi do Mercado)
Das 12h00 às 23h00; não encerra.
Preço médio: 15 euros

Texto de Miguel Judas - Fotografias de Fernando Marques
Partilhar