A cortiça portuguesa viaja pelo mundo – em rolhas, em pavimentos ou peças do dia-a-dia, criadas pelos melhores designers internacionais.

A gigante Amorim é líder mundial na indústria da cortiça e muito do negócio está mais ligado ao meio industrial, às rolhas, aos revestimento e a aplicações em grande escala. Mas há também uma vertente ligada ao design e à inovação, aplicada a objetos do dia-a-dia – é o caso da Materia by Cork Amorim. Partindo de uma matéria-prima reutilizável, biodegradável, impermeável, elástica, compressível, hipoalergénica, resistente e leve, dez designers e estúdios nacionais e internacionais foram desafiados a criar objetos do quotidiano, como esta Six, de James Irvine.

O designer britânico contava que a inspiração teria surgido durante um jantar à beira-mar. Conversava-se sobre vinho e bebia-se Porto Vintage. James achou que as maravilhosas garrafas mereciam ser acarinhadas e transportadas com todo o cuidado – assim surgiu Six, com um design simples tirando partido das qualidades do aglomerado de cortiça, com espaço para arrumar seis garrafas de vinho.

James Irvine viria a morrer na sequência de uma pneumonia, ainda durante o processo de desenvolvimento do produto, mas a mulher e os colaboradores mais próximos continuaram o trabalho na Irvine Studio (studio-irvine.com), e ainda colaboram com várias marcas como a Amorim ou japonsesa Muji. Os brindes, esses nunca acabam.


Materia by Cork Amorim

Aglomerado de cortiça e alumínio
Dimensões: 320x220x356 mm
Preço: 135 euros
Web: materia.amorim.com
À venda na Loja de Serralves, PortoSigns e Almada 13, no Porto e em Lisboa na Cork & Co, Torres & Brinkmann e Verso Branco

Texto de Cláudia Sousa Carvalho - Fotografias Direitos Reservados