O New Black fechou. E em menos de nada reabriu com novo nome e propósito: da parceria com a Casa Ermelinda Freitas nasceu um restaurante dedicado aos vinhos e aos petiscos. E porque não? Rute e João Ribeiro, habituados a servir jantares de grupo e a nunca deixar faltar pratos do dia, precisaram apenas de duas semanas para fazer a mudança de cenário, de nome e de conceito. Mas a ideia já andava a martelar-lhes na cabeça há algum tempo.

Passados dez anos sobre a abertura do New Black, Rute e João conseguiriam persuadir a Casa Ermelinda Freitas, sediada em Palmela, a embarcar numa parceria até à data inédita para a produtora de vinhos – pela primeira vez na sua história, e depois da abertura recente do núcleo museológico Casa de Memórias e Afectos Ermelinda Freitas, esta passa a estar associada a um espaço de restauração onde não só se pode provar os seus vinhos, moscatéis e espumantes (inclusive a copo) como comprá-los. Parte muito importante no propósito do Wine Not?, a garrafeira dá o mote a uma decoração que não mudou muito (mantiveram o chão, as cadeiras e as mesas), mas que tem agora como elementos distintivos a fotografia de uma adega numa das paredes, os barris no teto junto ao bar e – como não reparar nele? – um enorme lustre feito com quinhentas garrafas que levou várias horas a montar.

Como nem só de bebes se vive aqui, claro que Rute e João não descuraram os comes. Na carta há tapas e petiscos bastante competentes e pensados para cada vinho, como pimentos Padrón, croquetes de novilho, torricado de bacalhau, ovos mexidos com espargos, tábuas de queijos e enchidos ou até mesmo um prego do lombo ou um hambúrguer de novilho. O dia-a-dia é ainda reforçado com a opção de sopa e pratos mais substanciais de cozinha tradicional, a menos de 7 euros, como bochechas de porco preto e bacalhau. No capítulo das sobremesas, adoça-se a boca com clássicos que nunca fazem feio, de que são exemplo o bolo com recheio de mousse de chocolate e as tortas de Azeitão. Por sua vez, os grupos também não ficaram de fora da nova equação, tanto que foram criadas ementas especiais a partir de 20 euros por pessoa.


Wine Not?
Rua Ivens, 45 (Chiado)
Tel.: 213474077
Web: facebook.com/winenotlisbon
Das 11h00 às 00h00. Encerra ao domingo.
Preço médio: 15 euros


Mais notícias sobre o tema:

O Prego da Peixaria abriu nova casa em Lisboa: saiba onde é
Conheça a nova pizaria do Príncipe Real: junta charcutaria e bar


 

 

Texto de João Miguel Simões - Fotografias de Fernando Marques