O Presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, apresentou hoje, no stand da região na BTL, algumas novidades do que aí vem e o que de melhor vão oferecer durante o ano. O Algarve é o destino convidado desta edição e o novo stand situa-se no pavilhão 1 da FIL e conta com a presença de 15 munícipios algarvios e 26 unidades hoteleiras e agências de viagens que vão oferecer ao público pacotes especiais a preço de feira.

Desidério Silva destacou vários eventos desportivos e culturais que estão agendados para o decorrer do ano, realçou a importância da promoção da região como destino junto da vizinha Espanha, assim como o crescimento notável da procura das rotas aéreas entre Faro-Madrid e Faro-Barcelona. Sendo que este ano as duas rotas vão durar mais meses e, garante o Presidente da RTA, “é uma prova da escolha do Algarve como destino de férias.” Desidério Silva disse que “a região está a trabalhar para encontrar soluções para combater a sazonalidade, melhorando a oferta turística entre outubro e maio”. Garante ainda que são os melhores meses do ano para visitar o Algarve e que não faltam eventos e animação para atrair não só estrangeiros como portugueses à procura dos “encantos” da região.


Leia mais notícias da BTL aqui.


Alguns dos projetos para 2016 são o lançamento de duas apps para dispositivos móveis – Roma Omíada e Eventos -, o livro Infantil “Algarve, quem és tu?” e a 2.ª edição da Algarve Nature Week.

Com a nova aplicação da Rota Omíada, o utilizador poderá explorar a rota no Algarve, de forma fácil e intuitiva, com recurso a um mapa com 14 localidades e descobrir os vários pontos de interesse. A Rota Omíada é um percurso turístico transnacional que percorre o legado da dinastia árabe omíada na cultura e patrimómio de vários países mediterrâneos, entre os quais Portugal. Já na app dos Eventos é possível pesquisar os eventos que estão a decorrer no Algarve, com a possibilidade de pesquisar por categoria ou por proximidade.

O novo livro infantil é destinado a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do Algarve e contém sugestões de passeios, curiosidades e atividades divertidas para fazer em família em cada um dos concelhos da região.

Quanto à Algarve Nature Week, esta segunda edição traz mais um dia de evento e uma eco meia maratona que se junta ao extenso programa de animação ao ar livre. Batismos de mergulho e de surf, interação com burros e cavals, observação de aves e cetáceos, passeios de bicicleta, caminhadas pela serra e passeios de barco pela Ria Formosa e pelas grutas e algares da região são apenas alguns dos exemplos das atividades que estarão disponíveis a preços especiais durante o evento e que podem ser consultadas em www.algarvenatureweek.pt

Outro tema em destaque na BTL este ano é o Cycling Algarve da Federação Portuguesa de Ciclismo, com 47 percursos identificados para o ciclismo de estrada, e ainda o estudo sobre passeios pedestres e turismo ciclável promovido pelo Aeroporto de Faro, em parceria com a RTA e o Turismo de Portugal.

Redação - Fotografias NMG/Volta ao Mundo