Inaugurada em 1890, a denominada Linha do Dão tinha início em Santa Comba Dão e ligou, durante quase cem anos, a Linha da Beira Alta a Viseu, tendo sido a primeira via férrea a chegar à cidade beirã. Foi encerrada em 1988 e, após alguns anos de abandono, foi transformada numa ecopista de 49,2 quilómetros, em 2011.

A Ecopista do Dão é a mais comprida de Portugal – e, sem dúvida, uma das mais belas em matéria de paisagens. Tem início em Santa Comba, junto à margem do Dão, onde este se encontra com o seu afluente Paiva, acompanhando, durante os primeiros quilómetros, o curso do rio em todas as suas curvas, sempre com vista para a magnífica paisagem natural que é uma das imagens de marca da região.

Adiante, o percurso afasta-se da água, entrando numa zona onde predomina a flora autóctone das serranias beirãs, com muitos sobreiros, castanheiros e carvalhos. Já mais próximo de Viseu, atravessa também vinhas, campos agrícolas e aldeias, avistando-se ao longe as serras do Caramulo, a norte, e da Estrela, a sul. A ausência de grandes desníveis, aliada ao bom pavimento, em cimento – pintado de azul no concelho de Santa Comba Dão, verde em Tondela e vermelho em Viseu –, torna-a bastante acessível para todo o tipo de caminhantes, ciclistas ou corredores.

Outras Ecopistas para conhecer

Ecopista do Ramal do Lena
A única linha de caminhos-de-ferro mineira de alta montanha existente em Portugal ligava as minas da Bezerra à vila de Porto de Mós, pela serra da Pevide, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. É hoje um percurso pedestre e ciclável com pouco mais de sete quilómetros.

Ecopista do Montado
Tem início na antiga estação de comboios de Montemor-o-Novo, prosseguindo em direção ao apeadeiro de Paião, para terminar, quase 13 quilómetros depois, na estação de Torre da Gadanha. O percurso atravessa uma importante área natural, o Sítio de Monfurado, parte da Rede Natura 2000.

Ecopista da Linha do Sabor
Situada no trecho da antiga linha ferroviária do Sabor, esta ecovia prolonga-se ao longo de 24 quilómetros entre Torre de Moncorvo e a aldeia de Carviçais. Percorre o sopé da serra do Reboredo, contando com vários miradouros ao longo do percurso.


Mais notícias sobre o tema:

Os passadiços do Paiva estão de volta: saiba tudo antes de ir


 

Texto de Miguel Judas - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar