Falemos de começos. De bons começos: uma casa bonita, interior bem decorado, vista a perder de vista. E, na mesa, a boa primeira impressão prolonga-se: manteigas aromatizadas com salmão fumado, alho e ervas, chouriço de porco ibérico. A partir daqui, as coisas não podem senão correr bem.

Comecemos pela casa. Após a demolição do hotel Atlântico, nasceu o novo Intercontinental Estoril. O chalé que lhe vivia à sombra, então ocupado pelo BG Bar, esse ficou. Ganhou nova decoração, apostada em fazer bom créditoao nome: o Atlântico não só está bem presente na ampla vidraça que inunda a sala de luz natural (e do outro lado do vidro, numa esplanada em que se adivinham magníficos fins de tarde de verão) mas também na leveza do ambiente, em que predominam o branco e o azul, as madeiras, e elementos marítimos, saltando logo à vista o cardume de sardinhas recortado em folha que paira sobre o balcão do bar.

Com tanto mar, outra coisa não se esperaria da cozinha comandada por Jorge Fernandes: mandam o peixe e o que mais vier de águas salgadas. São pratos sem complicações, reverentes no produto que lhes serve de base, competentes no acompanhamento. O naco de garoupa é exemplar na preparação, mas também no creme de caldeirada que o complementa. E o tataki de atum chega rosado, cheio de frescura, rodeado de molho Bulhão Pato, e uma crocante esfera de atum e queijo da ilha que faz do prato memória duradoura. Mas há que voltar ao começo: antes da substância (ou na sua vez, se o freguês preferir) há petiscos de mar mais informais, numa carta disponível durante todo o dia. Coisas como salada de polvo, tártaro de salmão, choco em tempura de cerveja.

Se o princípio era promissor, o capítulo final não deixa ninguém em suspenso. As sobremesas demonstram criatividade e técnica, mas também olho para o apelo visual. Basta a mousse de requeijão, bolo de espinafres, gel de abóbora e gelado de noz para ilustrar. Surpreendente, complexa e feita de elementos que se interligam de forma harmoniosa. Tudo está bem quando começa e termina bem.

Atlântico Bar & Restaurante
Hotel Intercontinental Estoril
Avenida Marginal, 8023, Monte Estoril
Tel.: 218291049
Web: facebook.com/atlanticobarrestaurante
Das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h00. Encerra à segunda.
Preço médio: 40 euros

Texto de João Mestre - Fotografias de Paulo Spranger/Global Imagens
Partilhar