O homem que estava do outro lado da máquina que fotografou, em 1984, Sharbat Gula, a adolescente afegã que hipnotizou o mundo, vai a Lisboa. Steve McCurry, um dos maiores fotógrafos da atualidade, vai inaugurar a sua primeira exposição individual em Portugal, na Barbado Gallery, em Campo de Ourique.

Em ‘India’, são apresentadas vinte obras do autor, fotografias tiradas entre 1983 e 2010, e que documentam aquele que é um dos países mais fascinantes do mundo e uma das suas paixões mais antigas – o subcontinente indiano –, das paisagens mais monumentais aos retratos mais íntimos e comoventes.

O norte-americano Steve McCurry justifica a sua popularidade pelo sentido humanista que confere a cada uma das suas imagens e pela beleza que, apesar do instante fotográfico, perdura na nossa memória. Exemplo disso é a imagem de Sharbat, fotografada num campo de refugiados paquistanês durante a guerra com a União Soviética, que o tornou conhecido e se converteu num dos retratos mais famosos de todo o mundo.

A identidade de Gula permaneceu um mistério durante 17 anos, até que, após uma longa busca pelo Afeganistão, Steve a encontrou numa região montanhosa e voltou a fotografá-la. No entanto, é apenas um dos seus retratos icónicos.

Inauguração sábado às 21h00, com a presença do artista.
Exposição patente até 9 de junho.
Entrada livre

Barbardo Gallery
Rua Ferreira Borges 109, Lisboa
Tel.: 910717676
barbadogallery.com

Por Nuno Mota Gomes - Fotografias Direitos Reservados