A tendência geral é conhecida: para comprar um bilhete de avião mais barato, o ideal é que a compra seja feita à terça-feira e, de preferência, três semanas antes da data prevista para a viagem.

Mas o site Cheapair decidiu aprofundar a questão e chegou a conclusões que podem ser muito úteis para os viajantes. Em resumo: comprar um bilhete com muita antecedência oferece mais opções mas pode sair mais caro, fazer a compra nos dias imediatamente antes da viagem pode significar um desconto de última hora ou, por oposição, um preço inflacionado. A melhor aposta? Algures no intervalo entre as duas hipóteses anteriores.

Com mais detalhe, a plataforma de reserva de viagens estabeleceu cinco “janelas de oportunidade” para reservar bilhetes nas companhias aéreas. A primeira janela, “Primeiros” (tradução de First Dibs, conforme designa a CheapAir), situa-se entre 197 a 335 dias antes do voo. Aqui, os viajantes podem escolher a classe em que preferem viajar, mas pagam, em média, mais 50 dólares pelo bilhete, cerca de 45 euros. O melhor período para comprar a viagem – Prime Booking Window, ou “Janela de Reserva de Qualidade” – encontra-se entre 21 a 112 dias antes do voo. O intervalo entre estes dois períodos é classificado como o de “Paz de Espírito”, ou Peace of Mind: ainda há boas opções de escolha ao nível dos lugares, mas os bilhetes são, em média, 20 dólares mais caros (cerca de 18 euros) do que naPrime Booking Window.

Há ainda dois períodos finais para a compra de bilhetes: O Push Your Luck, algo como “abusar da sorte”, é entre 14 a 20 dias antes da data de partida; o Hail Mary, expressão idiomática de língua inglesa que aponta para o desespero de última hora, é nos 13 dias imediatamente antes da viagem. Ainda que possa haver descontos ou promoções, comprar bilhetes nestas datas representa, por norma, um acréscimo no preço a pagar por lugares já limitados.

O Cheapair refere ainda que, baseando-se na média dos preços, o ideal é comprar o bilhete com exatamente 54 dias de antecedência. “Mas é importante saber que cada viagem é diferente”, disse ao Mashable o CEO da plataforma, Jeff Klee. “Geralmente, os preços começam altos, descem lentamente e começam a subir novamente poucas semanas antes da viagem”.

Para aqueles que já estão a planear a próxima viagem, o site disponibiliza ainda uma ferramenta que ajuda a perceber, através das médias de preços, a altura ideal para comprar o bilhete de avião para o destino escolhido.


Por Diário de Notícias.

Por DN - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar