De 22 de abril a 1 de maio realiza-se, pela primeira vez, a Lisbon Cocktail Week. Além de um roteiro exclusivo pelos melhores bares e restaurantes da capital, estão previstas degustações, harmonizações gastronómicas, workshops, festas, promoções e a eleição do melhor cocktail. Veja quais são os bares participantes em baixo:

Nos últimos anos são cada vez mais as marcas premium de bebidas que disputam o seu quinhão de mercado, o que nos leva à pergunta: será a coquetelaria the next big thing a seguir à comida? Por enquanto, nos feeds das redes sociais, as imagens de comida ganham aos pontos, mas nota-se já um interesse crescente pelos cocktails, pela figura do bartender e pelos bares empenhados em servir mais do que apenas «copos».

Ciente deste fenómeno em ascensão, que muito se deve à explosão do gin, acontece pela primeira vez a Lisbon Cocktail Week– que, em bom rigor, não tem sete dias, mas sim dez. De 22 de abril a 1 de maio, o evento organizado pelas Edições do Gosto e pela The Bottle Affair conta com a adesão de 54 estabelecimentos lisboetas, entre bares e restaurantes (ver lista em baixo), que se comprometeram a incluir durante este período três novos cocktails na sua carta. Foi este o ponto de partida para a implementação de um roteiro que convida residentes e visitantes não só a poderem desfrutar de uma maior oferta neste segmento – inclusive com uma promoção, no horário das 18h00 às 23h00, de dois cocktails pelo preço de um —, mas também a terem uma palavra a dizer na eleição do seu favorito. A votação popular, que se somará à de um júri especializado, decorre de 22 a 30 de abril através da plataforma Zomato.

A primeira edição da Lisbon Cocktail Week tem a participação de 54 bares e restaurantes, que se comprometeram a incluir três novos cocktails na sua carta.

A Lisbon Cocktail Week, convém esclarecer, prevê ainda a realização paralela de degustações, harmonizações gastronómicas, workshops e festas, mas porque o grande chamariz é o que se vai beber e não aquilo que se vai comer, nada mais justo do que destacar alguns dos que prometem causar furor. É o caso do restaurante Bastardo, que aposta as suas fichas no Mugdalena a 10 euros (whisky Cardhu 12 anos, porto Quinta dos Murças, gengibre, sumo de laranja, xarope de açúcar, chocolate negro, café), idealizado por André Bernardino, autor também dos outros dois, o Honey Lover e o Pop. Por sua vez, o Double9, um bar de chás e de cocktails com decoração da madeirense Nini Andrade Silva, inspirouse em Bill Mollinson, que defende uma abordagem sustentável à vida no planeta, para criar o Zen Garden à base de tequila Don Julio aromatizada com folhas de lima bares participantes kaffir, xarope de ananás assado com chilli e especiarias, entre outros ingredientes, a um preço de oito euros.

Em matéria de hotéis, há o caso do Panorama Bar do Sheraton Lisboa Hotel & Spa, que deposita a suas esperanças no Sheraton Margarita, de Ricardo Fonseca, composto por tequila Don Julio aromatizada com baunilha, Cointreau, sumo de lima, bordadura de sal com aroma a alfazema e servido com três esferas; do Ritz Bar do Four Seasons Lisbon, que vai vender os três cocktails de Ricardo Felgueiras a 17 euros cada, mas a concurso estará apenas o Hastala vista, Basil que tem na sua base, claro, o manjericão; ou ainda do Ático, rooftop do NH Lisboa Liberdade, que não fez por menos e solicitou a Diego Cabrera, mixologista com palmarés internacional, para colocar a sua arte ao serviço dos três cocktails apresentados, em que se inclui o Guaracha Lisbon (fresco e frutado) a concurso.

A lista é longa e promete não dar sossego a quem se que quiser desassossegar.

Os bares participantes:

4 Caravelas
A Paródia
Alma
Arena Lounge
Baliza Café Bar
Bar BA
Bastardo
Bica do Sapato
Bistro 100 Maneiras
Cais da Pedra
Can the Can
Casa de Pasto
Cinco Lounge
Double9
Duplex
El Clandestino
Espumantaria do Cais
Espumantaria do Petisco
Foxtrot
Gin Lovers Princípe Real
Hard Rock Cafe Lisboa
Honorato Chiado
Intra-Muros Bar
Janela da Atalaia
La Ronera Lx
Largo
Le Chat
Madame Petisca
Matiz Pombalina
Mercado da Ribeira: Gin Club, Cinco e Meio e House of Tequila
O Bom, o Mau e o Vilão
Panorama Bar
Pensão Amor
Pharmacia
Pigmeu
Pistola y Corazon
Pitcher Cocktails
Procópio
Red Frog Speakeasy
Rio Maravilha
Ritz Bar
Rooftop Ático
Rooftop Bar Hotel Mundial
Scale Bar
Taberna Moderna
Tabik
Tapas & Tiles
Tempus Lounge
The Decadente
The George Pub
The Insólito
Vestigius
Weekend
Zero Zero Pizzeria

Por João Miguel Simões - Fotografias dos Cocktails de Humberto Muco