O Museu da Eletricidade recebe mais uma vez a exposição anual do concurso World Press Photo. A reconhecida exposição de fotojornalismo internacional já vai na sua 59ª edição e reúne dezenas de fotografias premiadas, anunciadas em fevereiro passado. Entre estas está o trabalho do australiano Warren Richardson, vencedor do primeiro prémio de 2016 com uma imagem que mostra dois refugiados a fazerem passar um bebé através de uma vedação de arame farpado na fronteira entre a Sérvia e a Hungria.

Em agosto de 2015, o fotojornalista australiano acompanhou um grupo de 200 refugiados durante cinco horas para captar a imagem queintitulou de «Hope For a New Life».

Também a edição deste ano conta com um trabalho nacional do fotógrafo português Mário Cruz (da agência Lusa), vencedor na categoria «Temas Contemporâneos», com um ensaio fotográfico sobre a escravatura de crianças no Senegal e na Guiné-Bissau.

Mário Cruz junta-se agora à lista de outros quatro profissionais portugueses distinguidos pelo World Press Photo, na qual constam Eduardo Gageiro, Carlos Guarita, Miguel Barreira e Daniel Rodrigues. À 59ª edição do concurso World Press Photo concorreram quase seis mil fotógrafos de 128 países, num total de mais de 82 mil imagens.

Museu da Eletricidade
Av. Brasília
Tel.: 21 002 8130

World Press Photo
Inaugurou a 28 de abril. Até 22 de maio.
Encerra à segunda e feriado.
Bilhetes: 2 euros

Por Marlene Rendeiro - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar