ar agarrado ao telemóvel ou andar perdido com um mapa nas mãos, recebendo todas as indicações para se conseguir guiar numa cidade vai ser possível com apenas uns ténis. Uns ‘smart ténis’, mais propriamente chamados de ‘Sneakairs’, que foram apresentados num protótipo pela companhia aérea easyJet, no evento The Barcelona Street Project.

Tudo vai funcionar através de simples vibrações. Cada par vem equipado com tecnologia Bluetooth, compatível com qualquer smartphone. Na aplicação o viajante indica o destino e sempre que chegar a um cruzamento, sentirá uma vibração no pé que representar a direção que deve tomar. Até à data, a aplicação só se encontra disponível para iPhone, mas a easyJet promete também chegar ao Android.

Está ainda em desenvolvimento a funcionalidade para quando o viajante se perder, ou sair da rota propositadamente, de forma a recalcular o seu trajeto até ao destino pretendido. O protótipo foi testado por um grupo nas ruas de Barcelona, que se conseguiu orientar pelos vários locais de interesse da cidade.

Peter Duffy, director de marketing da easyJet, refere que “estamos a tentar colocar esta tecnologia disponível para compra a bordo no futuro, oferecendo uma solução muito prática aos passageiros que pretendem relaxar enquanto visitam uma nova cidade sem recorrer a mapas e a aproveitarem cada momento enquanto exploram a cidade”.

A easyJet quer ter os ‘Sneakairs’ à venda a bordo dos aviões. Falta agora conhecer-se datas de lançamento e valores, se só estarão à venda em cor de laranja e, apesar do conceito ser inovador, se são confortáveis e resistentes.

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Ycp16t6qr8M

 

Texto de Nuno Mandeiro - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar