Xabregas já não é aquilo que era. Durante muitos anos foi uma zona de operários que trabalhavam nas fábricas, hoje é um local de artistas. É, acima de tudo, um dos poucos locais em Lisboa onde ainda não há turistas. Os antigos armazéns são agora locais de inspiração, trabalho e de exposição.

Arrisca-se a dizer que Xabregas é a próxima área cultural de Lisboa. Como se pode ver este fim-de-semana com a primeira edição do Poster, um evento que se apresenta como uma galeria pública a céu aberto. É só mais uma razão para ir passear numa das novas zonas criativas da cidade.

A primeira edição da mostra pública Poster arranca hoje, 16 de junho, até domingo. O Poster vai levar às ruas de Xabregas e Marvila, o trabalho de artistas, designers, escritores, fotógrafos e arquitetos nacionais e internacionais, num conjunto de 25 posters.

Os nomes nacionais e internacionais escolhidos pelo Poster incluem os artistas Wasted Rita, Craig Atkinson, David Rosado, Paulo Brighenti, Rui Toscano, Edik Katykhin, John Trashkowsky e Super Future Kid, aos quais se juntam os designers André Beato e Lizá Ramalho & Artur Rebelo (R2), os ateliers de arquitetura Artéria, Campos Costa Arquitetos e And-Ré, os escritores Afonso Cruz, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, o músico The Legendary Tigerman e os fotógrafos Eduardo Harrington Sena, Rui Pinheiro, Leonor Ribeiro e Malte Brandenburg. Alexandre Camarao, Daniel Moreira, Nicolae Negura, Pedro Semeano e Susana Amaral juntam-se também aos convidados, enquanto vencedores da Open Call Poster.

A programação completa-se ainda com visitas guiadas (com reserva obrigatória em http://www.postermostra. com/tours-poster), uma Talk com Pedro Campos Costa, Paulo José Silva e David Rosado (17 junho, pelas 18h30) e uma exposição de mini-posters feitos por jovens de projetos sociais de Lisboa, em conjunto com o artista David Rosado.

Acompanhe todas as novidades Poster através do site postermostra.com e nas páginas oficiais de Facebook (www.facebook.com/postermostra) e Instagram (www.instagram.com/postermostra).

Por Nuno Mota Gomes - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar