São vários os tipos de passeios de bicicleta organizados por esta empresa, sediada em Faro, e cujo objetivo passa por dar a conhecer um outro lado do Algarve, para além do sol e do mar, feito de trilhos pela serra e pelos cerros do barrocal.

A especialidade da MTB Algarve são os passeios guiados, nas modalidades de enduro e cross country, mas também podem ser citadinos ou junto à costa, porque aqui quem manda é o cliente. No caso do enduro e do cross country, duas modalidades mais radicais de BTT com cada vez mais adeptos e praticantes, os percursos são sugeridos de acordo com as capacidades e experiência de condução da cada um, de modo a proporcionar «uma experiência inesquecível e sem qualquer risco», como explica João Jesus, um dos guias da empresa e atual campeão nacional de enduro.

A empresa dispõe de tudo o que é necessário para a prática de BTT, incluindo as mais modernas bicicletas, mas quem o desejar pode trazer o seu próprio material, ficando toda a parte logística, como transporte, serviço de guia ou assistência técnica, a cargo da empresa, a qual também oferece pacotes completos com alojamento – na praia ou na serra.

Ao todo são quase duas dezenasas pistas e trilhos disponíveis, todas elas situadas nos arredores de Faro e São Brás de Alportel, em locais como o Cerro do Botelho ou o Cerro do Arimbo, que, para além da emoção da descida e do esforço da subida, proporcionam ainda uma vista panorâmica única, do mar à serra, de toda esta região.

Um dos percursos mais populares da MTB Algarve passa pelo Parque da Fonte Férrea, uma aprazível zona verde, situada nas margens da ribeira de Alportel, junto a uma fonte muito rica em ferro que, segundo a tradição, terá propriedades medicinais.

Aluguer de bicicletas
Para além dos passeios guiados, a MTB Algarve dispõe também de um serviço de aluguer de bicicletas nas cidades de Albufeira e Faro, onde são vários os modelos à disposição dos clientes. De bicicletas de enduro, de montanha, de estrada ou de passeio a bicicletas elétricas ou até mesmo scooters para quem não se quiser esforçar muito a pedalar.

Agenda

Odemira
19 de junho
Rota da Água, Percurso de Santa Clara-a-Velha
A área envolvente à Barragem de Santa Clara serve de cenário a este passeio, através de um percurso circular de 9 km ao longo de ribeiras e de serranias circundantes, com merenda na Fonte do Azinhal.
www.facebook.com/events/1604117509848976

Almada
24 de junho
Caminhada Noturna «Trilhos do Cristo Rei»
Um passeio noturno por Almada e Cacilhas, com passagem pelo Ginjal, Fonte da Pipa, Museu Naval e Cristo Rei, com oportunidade de observar a Ponte 25 de Abril iluminada e a vista sobre Lisboa. O percurso continua por Almada Velha, para terminar novamente em Cacilhas.
www.facebook.com/events/2020212831536201

Lousada
26 de junho
BTT Chalenger Romântico
Um passeio-aventura pela natureza, em bicicleta de montanha, que tem como principal objetivo promover e divulgar a Rota do Românico. Os participantes poderão escolher entre dois percursos, de 80 ou 30 km, e a partida, tal como a chegada, terá lugar do Parque de Vilar, um espaço de lazer situado na freguesia de Vilar do Torno e Alentém.
www.haaventuras.com

Texto de Miguel Judas - Fotografias de Gonçalo Villaverde/Global Imagens
Partilhar