A religião e a cultura até nos podem separar, mas é cruzando este país de norte a sul que se percebe que não somos assim tão diferentes. À mesa, ao som da música ou perdidos na imensidão da paisagem do Norte de África, sentimo-nos em casa. Marrocos é o destino em destaque em setembro nas páginas da Volta ao Mundo e ao fim de semana no nosso programa de televisão na RTP3.

Tânger. Não podíamos começar noutro local. Foi aqui, como diria em tom épico o televisivo professor José Hermano Saraiva, que começou a epopeia mundial portuguesa. Em 1415, com a conquista de Ceuta, o planeta começou a ficar mais pequeno e menos desconhecido. Passaram seis séculos e muito mudou, mas a ligação entre Portugal e Marrocos não se tornou menos forte. Antes pelo contrário. As antigas feridas já sararam, agora une-nos o mar e a gastronomia, a música, o desporto e o saber receber quem nos visita. E é com esse espírito que regressamos a Marrocos para nos voltarmos a surpreender.

Leia a reportagem completa na edição de setembro.
Já nas bancas ou no quiosque digital.

A revista Volta ao Mundo está na televisão com um novo programa de viagens.

Aos fins de semana, na RTP3, percorremos os cinco continentes para lhe mostrar destinos de onde não vai querer sair. Em setembro, a viagem é curta, mas intensa. Vamos estar em Marrocos, para conhecer um país onde não falta História, Gastronomia, Religião e Cultura. De Tânger a Fez, do deserto do Erg Chebi a Marraquexe até chegar à costa atlântica em Essaouira.
Faça esta viagem connosco. Aos sábados às 17h50 na RTP3.

Texto de Ricardo Santos - Fotografias de Rafael Reigota/GMK