Os especialistas do Lonely Planet – responsáveis por aqueles que são os melhores guias de viagem – divulgaram a habitual lista dos melhores destinos para viajar em 2017. Tiveram em conta vários fatores que envolvem a estadia, seja a evolução da região em causa, o melhoramento das infraestruturas de apoio ao turismo, a abertura de novos hotéis, assim como a qualidade dos transportes. Aliás, o Lonely Planet é quem melhor conhece as cidades e países: nos guias publicam toda a informação importante, revelam segredos, o que visitar, onde comer, e há mesmo sugestões fora do que é turístico.

Nas quatro listas que se dividem em Melhores Países, Melhores Regiões, Melhores Cidades e Melhores Destinos de Valor, há três medalhas para Portugal.

Nos melhores países para se visitar, o primeiro lugar do pódio foi ganho pelo Canadá. Para além ser sempre um «destino popular», o Lonely Planet identifica ainda como sendo «um ano especial, de comemorações da maior festa de aniversário do país, assim como a desvalorização do dólar canadiano que permite que os turistas possam gastar menos dinheiro». Esta escolha reflete também os melhoramentos das infraestruturas do país.

A escolha da melhor cidade para viajar em 2017 é apontada como «a bela adormecida que acordou». Garante o Lonely Planet que Bordéus (França) se transformou, melhorou, inovou, e está mais do que pronta para se reafirmar. Uma das vantagens é o comboio de alta velocidade que vai ligar Bordéus a Paris em apenas duas horas, previsto para meados de 2017. É certo que não há como competir com o turismo da capital francesa, mas estar mais próxima torna-a como uma sugestão mais óbvia. Também o novo museu do vinho na cidade, o Cité du Vin, que abriu em junho, é agora uma atração. É, sobretudo, para quem se interessa pela cultura vinícola da região, tendo assim o viajante a oportunidade de participar em provas de vinho, conhecer mais sobre o processo e sobre uma região que tem alguns dos melhores vinhos do mundo.

Para quem quer conhecer mais sobre a cultura Inca, e não se quer ficar apenas por Machu Picchu, o Lonely Planet classificou Choquequirao (Peru) como a melhor região para visitar. Esta foi uma das últimas cidades do Império Inca e que se tornará mais turística com a instalação, prevista para 2017, de um teleférico que irá levar os turistas em apenas 15 minutos a estas ruínas, localizadas num vale de difícil acesso.

O Nepal foi classificado como o Melhor Destino de Valor. E a justificação deve-se à recuperação do país face ao terramoto que, em 2015, causou o pânico e a destruição de grande parte da cidade de Kathmandu. O Lonely Planet garante que «o país está a dar a volta por cima». Dizem ainda que, «o Nepal continua a ser uma escolha incrível, acessível com um orçamento baixo, e que seduz milhares de visitantes todos os anos que procuram o fascínio pelas montanhas e pelo trekking». O número de visitantes está também a recuperar, lentamente. É por isso tempo de voltar ao Nepal, até porque a sua gente merece o turismo, e «onde quer que seja, somos sempre bem recebidos».


Veja também:
É assim que é feita a comida servida nos aviões
10 hostels baratos na Europa (que são um luxo)

Por N.M.G. - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar