Saiba os cuidados que deve ter e o que levar na sua farmácia portátil

Se tem alergias, sabe que elas podem fazer a diferença entre ter umas boas e umas más férias. Sobretudo nesta altura do ano. Os pós, os ácaros e os alergénicos estão sempre ao nosso lado. Por isso é importante protegermo-nos deles e das suas consequências.

Tudo o que precisa de saber para viajar sem alergias
Redação - Fotografias Direitos Reservados 10 Nov 2016

Se vai de viagem, confirme os relatórios de pólenes para o lugar para onde vai ficar e por onde vai passar. Saiba que lugares húmidos, quentes e ventosos podem fazê-lo esperar uns dias miseráveis. Se vai fazer uma viagem de carro escolha um dia mais fresco ou depois de um dia de chuva forte. Ligue o ar condicionado no máximo antes de entrar no carro – seja calor ou frio – e depois desligue mas não abra as janelas, é por aí que entram todos os pólenes.

Viaje de manhã cedo ou à noite, quando a qualidade do ar é melhor. Fale com o seu médico habitual – ou na consulta do viajante – porque ele poderá ter soluções em que não pensou, ou fazer ajustamentos de medicação. Peça-lhe também um contacto de emergência caso seja preciso. Por falar nisso, leve toda a sua medicação consigo, mesmo consigo, e não na bagagem de porão. E mesmo em quantidades maiores do que precisa – lembre-se de que é muito difícil conseguir medicamentos sem receita em determinados países. Leve um anti-histamínico, para emergência. E, em casos de maior necessidade, é possível levar epinefrina injetável.

Se vai de comboio, não se esqueça de ter os medicamentos consigo, porque quando as portas se abrem, os pólenes entram. Nos hotéis, se conseguir, areje os quartos, abra as janelas. Os quartos de hotel, sobretudo em cidades e junto a estradas, são lugares favoritos para ácaros e pós. Peça um quarto que seja livre de bichos e o mais longe possível da piscina interior, se for o caso.

Se as suas férias forem ao ar livre, escolha uma altura do ano em que os pólenes estejam mais baixos – o campismo pode ser um autêntico inferno para quem é alérgico ou tem asma. Se é asmático prepare-se com o seu médico antes. Usar óculos de sol e chapéu também pode evitar os pólenes. Faça-o. E não se esqueça do seguro de saúde.

 

Veja também:

Truques das hospedeiras para manter a beleza a bordo

7 dicas práticas para viajar com as crianças

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.