Tem medo de voar? Então faz parte dos 30 por cento da população mundial que se estima sofrer dessa ansiedade. Os truques mais básicos para um voo tranquilo são óbvios: adormecer, ter informação ou entretenimento para distrair-se, aprender a controlar a respiração ou até recorrer à realidade virtual. Mas para quem prefere estar atento e informado sobre a viagem, há uma aplicação nova para smartphone que promete influenciar – para melhor – o estado de espírito.

SkyGuru é uma aplicação para telemóveis, ideia do piloto Alex Gervash, e tem um objetivo claro, mas complexo: acalmar os passageiros que se sintam nervosos na altura de voar, dando-lhes toda a informação como se estivessem sentados ao lado do piloto. E como o faz? Explica, por exemplo, o que se está a passar em tempo real, com dados de aviação profissional, avisando com antecedência de algum contratempo – como quando o avião está a aproximar- se de uma zona de turbulência. Na altura das manobras de descolagem e aterragem são enviadas mensagens para descansar o passageiro, de que tudo está a correr nos conformes – se for o caso.

Mas a utilização da SkyGuru faz sentido logo em terra, para os mais nervosos. Depois de inseridos os dados sobre o voo, faz-se o download de toda a informação disponível sobre o estado da viagem, como o lugar a bordo, se há ou não atrasos e até procedimentos básicos.

É a aplicação certa para quem gosta de estar sempre a par de tudo e para quem tem aquele fascínio inato pela aviação. Responde a perguntas como: porque as persianas das janelas devem estar abertas na descolagem e na aterragem? A bordo, ativa-se o modo de voo no telemóvel e o passageiro continua a receber alertas, já que a aplicação recorre a informações dadas pelos sensores do telemóvel – giroscópio, aceleração, barómetro, bússola. Por enquanto, a aplicação só está disponível para o iOS. O preço de lançamento foi de 6,50 euros, mas já está em 17 euros.


Veja também:
Nunca tire o cinto de segurança durante o voo
Estes são os artigos proibidos na bagagem de mão

Por N.M.G. - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar