Joel Santos foi o primeiro português a conseguir vencer a competição internacional ‘Travel Photographer of the Year’, na 14ª edição, graças ao seu trabalho apresentado em dois portefólios: um com uma série de fotografias da Depressão de Danakil, na Etiópia, na categoria “Terra, Mar e Céu”, com uma câmara montada num drone; e outro trabalho que regista o dia-a-dia de pescadores do Lago Bosumtwi, no Gana, na categoria “Viagens e Aventura”.

O júri considerou que os trabalhados apresentados por Joel Santos, nas categorias “Terra Mar Céu” e “Viagens e Aventuras”, mostram uma “assinalável diversidade nos motivos, na técnica e na sensação”.

“Foi com uma enorme honra que recebi esta notícia. É imensamente positivo ver o nosso trabalho/paixão reconhecidos por um dos mais globais e prestigiados prémios internacionais”, comentou o fotógrafo na sua página na rede social Facebook.

Joel Santos nasceu em Lisboa e, apesar de ter estudado Economia, dedicou a última década à fotografia, tendo vários livros editados. Com esta distinção recebe um prémio de quase cinco mil euros.

Também foram entregues prémios para os fotógrafos mais jovens: Darpan Basak, de 14 anos, de nacionalidade indiana, é o vencedor. Courtney Moore (EUA) venceu na categoria do mais jovem entre 15-18 anos e Ankit Kumar (Índia), venceu na categoria dos mais jovens com menos de 14 anos.

Na competição anual participaram fotógrafos de 123 países, com vencedores de 20 países para categorias de Cidades, Arquitetura, Pessoas, Cultura, Vida Selvagem, entre outras.

Algumas das imagens vencedoras estão na galeria acima e todas estarão em exposição em Londres, no próximo ano.

Partilhar