Um investigador da Universidade da Pensilvânia descobriu a fórmula «perfeita» para conhecer 48 capitais de estado norte-americanas numa semana.

Preparar uma road trip não é tão fácil quanto parece. Sobretudo num país gigante como os Estados Unidos. Mais do que saber o que levar na bagagem ou onde ficar alojado, é preciso perceber o que se quer e pode visitar, calcular as distâncias tendo em conta o tempo disponível e escolher as melhores estradas – não necessariamente as estradas mais rápidas.

Convém também saber de antemão que, uma vez na estrada, raramente se vê tudo aquilo que se deseja. Ainda assim, Randy Olson, investigador da Universidade da Pensilvânia, parece ter descoberto a forma de visitar todas as capitais de estados do país – deixou apenas de fora os estados do Alasca e do Havai.

Com a ajuda de um algoritmo e do Google Maps, criou um percurso de 21,420 quilómetros entre as 48 capitais, de forma contínua. Isto é, o percurso faz que se vá sempre para a capital mais próxima, não havendo necessidade de saltitar no mapa.

Por onde se começa? Em qualquer uma delas. O autor do estudo garante que a rota é sempre a mesma e demorará apenas oito dias e meio. Um cálculo perfeito que estará longe de ser a road trip perfeita, pois é sabido que é preciso tempo para viver os sítios, mas sempre é uma boa base.

Texto de João Ferreira Oliveira – Fotografias Direitos Reservados

Veja também:

Uma viagem de sonho pelos parques naturais dos EUA

Vai aos EUA? Cuidado com o que partilha nas redes sociais

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.