«Luanda não é só a marginal que se vê como a fotografia postal». É assim que Edson Azevedo apresenta a sua cidade. O fotógrafo de 40 anos, que é um apaixonado por viagens, estará esta semana em Lisboa para o lançamento do seu mais recente livro. “Kaluanda: Uma Viagem Por Luanda” quer mostrar a beleza para além do que a maioria das pessoas está habituada a ver.

«Quem aterra em Luanda vai sobretudo em negócios e, normalmente, acaba por ter pouco contacto com a verdadeira Angola», diz Edson, que andou quase três anos a fotografar a província à procura de histórias de pessoas simples. Esteve em barcos com pescadores, captou a essência dos mercados de peixe, das vendedoras de fruta, registando pela lente da máquina o dia-a-dia da sua gente. «Encontrei a beleza de Luanda. A África que as pessoas imaginam está ali».

«A África que as pessoas imaginam está ali»

Edson Azevedo viveu em Portugal dos seus 5 aos 21 anos. Depois estudou em Londres, fez Erasmus na Suécia e andou pelo mundo em algumas viagens, da Austrália às Américas. Já visitou mais de 40 países e acredita que isso foi importante para valorizar mais a terra onde nasceu, «tão vasta e rica culturalmente». É essa perspetiva que quer partilhar, a de Kaluanda, que significa originário de Luanda, apresentando um livro de capa dura que é um autêntico mergulho em África. São 130 fotografias acompanhadas por pequenos textos de Cremilda de Lima, Luís Fernando, Dárdano Santos, Vlady Russo e Luísa Françony.

Já lançado em Luanda, Edson Azevedo tem apresentação marcada para Lisboa na próxima sexta-feira, 17 de março, às 18h30, na Sala do Âmbito Cultural do El Corte Inglés. Está à venda nas livrarias em Portugal, como Fnac e Bertrand.

Kaluanda: Uma Viagem Por Luanda
Autor: Edson Azevedo
144 páginas
PVP: 19,90 euros
PVP WOOK: 17,91 euros

 

 

Por Nuno Mota Gomes – Fotografias de Edson Azevedo


Veja também:
Este é um destino de sonho em África
São Tomé e Príncipe: viagem num destino ainda por conhecer

Partilhar