O Turismo Centro de Portugal apresentou, na Bolsa de Turismo de Lisboa 2017, um mapa conjunto com a Extremadura espanhola. Duas regiões «irmãs» que se unem para potenciar o turismo e as economias locais. Para isso, foi criado o primeiro mapa transfronteiriço entre o Centro de Portugal e a Extremadura espanhola, apresentado na quinta-feira, dia 16 de março, na BTL, por Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e Francisco Simón, diretor-geral do Turismo da Extremadura.

No mapa, estão as principais atrações disponíveis para os visitantes nas duas regiões, que surgem como uma só. «Este é um exemplo que a Região Centro e a Extremadura estão a dar. A linha de fronteira, que durante muitos anos foi um constrangimento e uma dificuldade, hoje é uma vantagem”, afirmou Pedro Machado.

Juntas, somam quase 3,5 milhões de habitantes: 2,4 milhões no Centro de Portugal e 1 milhão na Extremadura. Assim, poderão captar os milhões de visitantes que todos os anos visitam a Península Ibérica mais facilmente.

«Os produtos turísticos do Centro de Portugal podem ser potenciados com esta parceria. O património cultural, material e imaterial que este mapa representa, o turismo de natureza, a gastronomia, todos os produtos ganham com uma abordagem integrada. Os territórios vizinhos juntos chegam mais longe. Assim podemos ser mais competitivos e chegar mais longe», acrescentou o presidente do Turismo Centro de Portugal.

Francisco Simón sublinhou o facto de este mapa ser «um ícone de uma estratégia». «É um projeto de aliança e cooperação, um exemplo de trabalho comum entre duas regiões”, frisou. Recordou ainda que «há mais de 10 sítios patrimónios mundial neste território entre as duas regiões». Para concluir, afirmou: «São regiões que se complementam. Juntos vamos conseguir!».


Veja também:
Reguengos de Monsaraz promove sinalização turística inteligente na BTL
Viagem à República Dominicana numa visita à BTL

Partilhar