Um olhar íntimo sobre um país único. Uma viagem que não vem nos guias, da cidade à praia, dos bairros fechados à música. O dia-a-dia dos angolanos.

Fotografias de André Carvalho

É um país que faz parte do nosso imaginário. Esse foi o ponto de partida para o fotógrafo André Carvalho ir à sua descoberta. Tendo a música e o surf como motivações, outros mundos se foram abrindo a cada curva do caminho.

Luanda não podia ficar de fora, a cidade que quase sempre anda nas bocas do mundo. A Muxima das canções, o cabo Ledo dos fins de semana, a estrada que, serpenteando, nos leva ao Lubango. Sempre por perto estiveram os quase mil quilómetros do rio Kwanza, do Planalto Central até à capital.

As portas abriram-se para mostrar o dia-a-dia. Da pesca à dança, dos fatos de domingo às brincadeiras das crianças. Ganha-se a confiança respeitando quem lá vive, ousando mostrar o que muitas vezes se esconde. É assim Angola, a caixa de surpresas que nunca deve tomar-se pelas partes. É o todo que nos move.

 

André Carvalho

Nasceu em Lisboa em 1976 e licenciou-se em Design Gráfico pelo IADE em 1999. Em 2003 a fotografia passou de hobby a part time graças ao snowboard, começando a publicar as primeiras fotografias em 2004. Em 2006 ganhou o primeiro concurso de fotografia de neve e snowboard promovido pela Snowboard Portugal. Ainda nesse ano, juntamente com um amigo, fundou a GOMA, um ateliê de design gráfico multidisciplinar. Um ano mais tarde começou a colaborar regularmente com revistas de surf europeias. Com a GOMA, durante três anos, foi o responsável gráfico pela Vert Magazine, seguindo-se a revista SURF Portugal.

Tem portfólios e fotografias publicados em vários meios de comunicação em Portugal. Em 2014 o Turismo de Portugal escolheu-o para documentar os passos do surfista de ondas grandes Garrett McNamara em Portugal. Em 2015 ganhou o prémio Ondas de Ouro, na categoria de Fotografia do Ano. Também em 2015 lançou o livro de fotografia Navegar É Preciso, que não é de surf mas que tem o surf sempre presente. André Carvalho é um apaixonado pela vida. Saiba mais sobre o seu trabalho em andrecarvalhophoto.com.


Veja também:
Este é um destino de sonho em África
Kaluanda: livro fotográfico que é uma viagem por Luanda

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.