Donald Trump, para além de ser o atual Presidente dos Estados Unidos, é também dono de uma fortuna assinalável. Empresas, restaurantes, centros comerciais, propriedades e hotéis fazem parte da Trump Organization.

Para além de ter os seus próprios hotéis, a Trump Organization permite também que outras propriedades usem o seu nome e se tornem sócios da companhia. Por isso, há hotéis de luxo que pertencem à cadeia «Trump Hotels» espalhados por todo o mundo. O mais recente é o de Vancouver, no Canadá, que abriu a 28 de fevereiro deste ano. Tem 69 andares e fica no centro da cidade.

Mas a história de Donald Trump no mundo da hotelaria começou há muitos anos, na sua cidade natal, Nova Iorque. Em 1980, quando tinha 34 anos, Trump lançou-se neste meio e começou por restaurar o Commodore Hotel, um edifício de 1919 junto à Grand Central Station, que estava em ruínas. No seu lugar, passou a estar uma torre moderna e espelhada – hoje é o Grand Hyatt Hotel. Seguiram-se prédios de residências, escritórios e centros comerciais. Até que os três se juntaram num edifício de 58 andares e abriu então a Trump Tower, em 1983. O sucesso e a fortuna de Donald Trump não pararam desde então.

No entanto, o Business Insider apresentou um estudo da Singpost – empresa que ajuda outras empresas a gerir as avaliações e críticas dos seus clientes -, que revela que os hotéis de Trump têm vindo a decair a nível de apreciação: as críticas e classificações dos seus hóspedes têm sido piores desde a tomada de posse do presidente dos EUA. Segundo este estudo, as avaliações das propriedades de Trump caíram cerca de 40%.

Donald Trump abdicou da gestão das empresas e propriedades de que é dono quando tomou posse como presidente dos EUA e prometeu não se envolver nas decisões da Trump Organization enquanto estiver no cargo. Eric e Donald Trump Jr, filhos do bilionário, gerem agora os negócios do pai.

Conheça 13 hotéis Trump na fotogaleria.


Veja também:
25 melhores hotéis do mundo
9 hotéis mais estranhos do mundo

Partilhar