O Gainsborough Bath Spa, em Bath, veio ainda dar mais fama (e proveito) à cidade inglesa. É o único hotel do Reino Unido com spa em termas naturais.

Bath/Banho. O nome desta cidade do Sudoeste inglês dificilmente poderia ser mais literal. E mais certeiro. Fundada pelos romanos e denominada Aquae Sulis – graças às suas termas e águas com capacidades medicinais – é, ainda hoje, um dos tesouros mais bem guardados de Inglaterra. E dos mais bem cuidados. Um mundo à parte repleto de palácios e casas de estilo eduardiano que o progresso parece não ter autorização para destruir. Mas não se pense que está parada no tempo.

O Gainsborough Bath Spa, que entrou de imediato para as listas de melhores hotéis do ano em revistas especializadas como a Condé Nast Traveller ou a Travel & Leisure, é o exemplo perfeito da forma como a cidade se tem reinventado. Instalado num antigo hospital construído em 1800, ostenta com orgulho o título de único hotel do Reino Unido com spa em termas naturais. Um oásis de inspiração romana com 1300 metros quadrados composto por três piscinas, 11 salas de tratamento, sauna e sala de vapor. E entrada de luz natural. Projeto que demorou dez anos a ser concluído porque durante a construção não só foi descoberto um mosaico romano mas também 17 mil moedas. E não, não se tratava de moedas atiradas à agua pelos visitantes, como tantas vezes se faz neste tipo de cidades. Eram de prata. Romanas.

O hotel tem 99 quartos de decoração contemporânea. O trabalho de reconversão foi levado a cabo pelo atelier Champalimaud Design.

Bath, no Sudoeste de Inglaterra, fica menos de 50 quilómetros de Bristol. Tem 80 mil habitantes e está classificada como Património da Humanidade.

Preço: A partir de 215 libras por noite em quatro duplo.
thegainsboroughbathspa.co.uk

Texto João Ferreira Oliveira – Fotografias Direitos Reservados


Veja também:
Hotéis de sonho para dormir na natureza
25 melhores hotéis do mundo

Partilhar