Gostaria de poder viajar para um destino onde as condições meteorológicas fossem exatamente como deseja?

Agora já pode fazê-lo: há um novo mapa que lhe diz onde ir com base nas suas escolhas meteorológicas.

«The Best Time to Visit Anywhere in the World» (A melhor altura para visitar qualquer lugar no mundo) permite-lhe saber que locais do mundo têm as temperaturas perfeitas para si, na altura que pretende.

Este mapa interativo foi criado por Ryan Whitaker, um nómada digital que sentiu que havia falta de dados para ajudar os viajantes a escolher quais os melhores lugares para visitar numa determinada altura, com base nas suas preferências meteorológicas. «Normalmente, procurava os melhores lugares para ir num determinado mês, ou a melhor época para visitar uma cidade. Mas aquilo que encontrava na Internet focava-se muito em informações sobre eventos, ou eram artigos que pareciam ter sido escritos por pessoas não que sabiam do que falavam “, contou ao Travel + Leisure.

O mapa criado por Ryan permite-lhe escolher a temperatura média, mínima e máxima para uma semana em particular, e saber quais os destinos no mundo que se encaixam nesses dados. Para além disso, pode também determinar quantos dias de chuva gostaria de ter durante a viagem.

Para conseguir chegar a esta ferramenta, Ryan Whitaker utilizou informações recolhidas durante dez anos pelo National Oceanic and Atmospheric Administration (um órgão do Departamento de Comércio dos Estados Unidos para assuntos sobre meteorologia, oceanos, atmosfera e clima), reunindo dados climáticos de mais de 10 mil estações meteorológicas de todo o mundo. Depois, fez uma média desses dados, desde 2007 a março de 2017. Utilizou o software Tableu para que o mapa interativo fosse fácil de usar pelos viajantes.

No entanto, há algumas limitações. Whitaker explicou que, por vezes, algumas estações meteorológicas, principalmente nos países em desenvolvimento ou em áreas rurais, não relatam dados da precipitação.

Ainda assim, é uma ferramenta que poderá ajudar a escolher o seu próximo destino de viagem.


Veja também:
HerePin: a nova aplicação para quem vai viajar sozinho
12 destinos na Europa que não pode perder este verão

Partilhar