Veneza tem várias particularidades que a tornam uma atração turística internacional: a cidade é atravessada por 170 canais e foi construída sobre um arquipélago de 118 ilhas, ligadas por cerca de 400 pontes. É uma paragem «obrigatória» em Itália.

Cidade das pontes e repleta de segredos, Veneza é também um local de multidões. Milhares de turistas pisam, diariamente, as muitas pontes que atravessam os canais e enchem os principais locais. A tensão entre os moradores e os visitantes perdura há vários anos.

Para combater esta sobrelotação – que tem vindo a ser cada vez maior – o governo local aprovou, na semana passada, uma série de medidas que têm como objetivo proteger a cidade do turismo insustentável, tornando-a mais confortável para os visitantes e moradores.

A partir de agora, os turistas que visitem Veneza vão poder saber, em tempo real, o número de pessoas que estão nos principais locais, como a Ponte di Calatrava, a Ponte degli Scalzi ou as três pontes que atravessam o canal Rio Novo. Os números estarão disponíveis no site oficial e página de Facebook da cidade. Assim, poderão evitar serem confrontados com multidões.

Apesar de não haver um limite oficial para o número de turistas, estas novas medidas pretendem também atrair os visitantes para lugares menos conhecidos e igualmente bonitos. Os bilhetes dos transportes vão ser atualizados e passarão a cobrir toda a área metropolitana de Veneza. Estarão também disponíveis, nos postos de turismo locais, mapas com rotas alternativas, com a indicação de zonas de piquenique e casas de banho públicas, para sensibilizar e impedir os turistas de usar os monumentos para esses fins. Outra das medidas que promove o turismo sustentável inclui mais policiamento nas ruas, para evitar maus comportamentos.

Para além disso, o município de Veneza quer introduzir limites usados nos alojamentos turísticos (que definem os números de camas em hotéis e apartamentos), semelhantes ao que já acontece em Palma de Maiorca ou Barcelona, Espanha.


Veja também:
Cuidados e dicas para visitar Veneza
As ilhas menos conhecidas de Veneza

Partilhar