Um ano de televisão, 12 minutos de gana. É o que prometemos a cada fim de semana na RTP.

Não há receita ideal para um programa de viagens na televisão. Talvez por isso, até ao ano passado não havia nenhum. Porque implica investimento, tempo, dedicação e know how. Todos esses ingredientes que a Volta ao Mundo levava quando surgiu a oportunidade de fazer o programa de TV homónimo em colaboração com a RTP. Passou exatamente um ano e cá continuamos, nos ecrãs da RTP, ao fim de semana.

Não é fácil condensar em 12 minutos as conversas, sensações, as experiências e as informações que recolhemos durante vários dias no terreno. Mas desta forma sabemos que mostramos o melhor de cada viagem – paisagens, pessoas, monumentos e segredos que vamos desvendando. Já fomos à praia, à neve, à selva, ao deserto e à cidade. Começámos em maio de 2016 com o escritor e nosso cronista José Luís Peixoto, na Extremadura espanhola. Vieram África do Sul, Seychelles e Hong Kong antes de Marrocos e República Dominicana. Já este ano estivemos na Tailândia, seguindo de imediato para as ilhas Lofoten e Oslo, na Noruega.

Em junho voltamos onde somos sempre felizes: Espanha. Subimos à costa do mar Cantábrico para nos rendermos às Astúrias, a região das montanhas, da sidra e da favada. Viemos de lá de barriga cheia e não só de boa comida. Trazemos novas ferramentas para poder conversar sobre queijos curados em grutas, fósseis de rinoceronte com 45 mil anos ou rivalidades futebolísticas entre equipas da segunda divisão.

Ao nosso lado temos tido marcas de topo que se associaram às nossas andanças. E temos surpresas para este verão. Descubra-nos todos os dias em voltaaomundo.pt.

Ricardo Santos, editor
[email protected]

Veja todos os episódios da Volta ao Mundo AQUI.

Partilhar