O segundo dia da greve dos tripulantes de cabine da transportadora aérea SATA levou já hoje ao cancelamento de 12 voos entre as ilhas e quatro ligações com o exterior, disse à agência Lusa o porta-voz da empresa, António Portugal.

«Até a esta hora (09:33 locais, mais uma hora em Lisboa), foram cancelados quatro voos da Azores Airlines, que faz os voos de e para fora do arquipélago, e 12 voos da SATA Air Açores», que assegura os voos entre as nove ilhas, indicou António Portugal, referindo que «todos os voos que não são serviços mínimos até agora foram cancelados».

O responsável, que remeteu para mais tarde dados sobre a adesão à greve, disse que estavam previstos realizar-se hoje na “SATA Air Açores 53 voos e na Azores Airlines 29”. «Dos 53 voos, 32 são de serviços mínimos e, dos 29, dois são de serviços mínimos», acrescentou o porta-voz da companhia aérea açoriana, indicando que hoje de manhã foi realizado o voo de serviços mínimos da SATA Air Açores Ponta Delgada/Terceira/Graciosa.

António Portugal adiantou ainda que a ligação Lisboa/Horta/Lisboa, de serviços mínimos da Azores Airlines, está a ser realizado, o mesmo sucedendo com a ligação Montreal/Ponta Delgada/Lisboa, que é realizada num aparelho alugado para assegurar durante o verão as ligações com aquele destino do Canadá.

Tripulantes de cabine da transportadora aérea SATA estão desde quinta-feira em greve, iniciativa convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, um mês depois de uma outra paralisação.

O incumprimento de vários pontos do clausulado do acordo de empresa é uma das razões apontadas para a greve, assim como a reivindicação de melhores condições de trabalho.
Devido ao pré-aviso de greve, a SATA contactou cinco mil passageiros que tinham voos previstos para hoje, «para poderem alterar as suas reservas», informou António Portugal, assinalando que «85% optaram por alterar reservas, primeiro para os serviços mínimos e depois para outras datas», acrescentou.

Lusa


Veja também:
TAP lança novo voo para os Açores
Se acontecer isto ao seu voo pode receber uma indemnização