No que toca a encontrar voos a preços baixos, há pessoas que são prós a fazer pesquisas na Internet, enquanto outras nem por isso.

Esta é a perspetiva da Farefetch, uma empresa com sede na Califórnia, que se oferece para pagar a quem queira reservar voos para outras pessoas. Estranho? Talvez. Mas é mesmo verdade.

A empresa de reserva de viagens lançou uma plataforma online que permite que os «farefetchers» se inscrevam numa lista de e-mails, que é atualizada com solicitações de viajantes que desejam reservar um voo com um preço específico. Os viajantes introduzem todos os seus requisitos na Farefetch: as datas de partida e de regresso, os aeroportos, o número de passageiros e o preço máximo que estão dispostos a pagar.

A primeira pessoa a responder a esse pedido fica com a tarefa, podendo começar a sua pesquisa. Se for capaz de encontrar um voo que custe menos do que o preço indicado pelo viajante, o «farefetcher» recebe a diferença. Os «farefetchers» podem, eles próprios, reservar o voo, que deve ser pago no prazo de 48 horas, ou partilhar instruções de reserva e receber o pagamento dentro de uma semana.

A quantia de dinheiro que uma pessoa consegue receber depende de uma série de fatores, do tipo de bilhete aos extras pedidos, e alguns utilizadores podem fazer até 1000 euros numa única reserva. O serviço não tem taxas de assinatura. «A nossa plataforma foi criada com o objetivo de que ambas as partes fiquem a ganhar – os utilizadores que estão à procura de voos baratos e os que se predispõem a fazê-lo. Os Os viajantes poupam tempo e dinheiro, enquanto os «farefetchers» ganham também», afirma David Drizin, fundador e CEO da empresa.

No entanto, há algumas coisas importantes a saber antes de reservar um voo na Farefecth: não é possível alterar ou cancelar as viagens através daquele serviço. Depois de reservado, é impossível voltar atrás. E muitas vezes os voos não incluem bagagem de porão, refeição ou o bilhete físico em si (apenas disponível online).


Veja também:
Este é o truque para poupar no bilhete de avião
A nova app de viagens portuguesa que lhe permite ganhar dinheiro

Partilhar