Antiga capital dos impérios Bizantino e Otomano, Istambul é um livro de história vivo, para descobrir entre museus, templos, mercados e tradições.

1. Hagia Sophia
Foi igreja, mesquita e, hoje, é um museu, onde tanto é possível admirar imagens cristãs como inscrições do Alcorão e incríveis mosaicos. Adjacentes ao edifício principal estão as tumbas de alguns dos Sultões Otomanos e das suas famílias.

2. Mesquita Azul
Construída no início do século XVII, é uma das poucas mesquitas do mundo com seis minaretes (que, reza a história, terão surgido de uma dificuldade de comunicação entre o Sultão Ahmed I e o arquiteto). Assim chamada graças aos azulejos que adornam o seu interior, pode (e deve) ser visitada fora das horas de orações.

3. Cisterna da Basílica
Parte do antigo sistema que trazia água potável até Istambul, é a maior das cisternas da cidade ainda hoje existentes construídas durante o Império Bizantino. O seu ambiente misterioso já serviu de cenário a filmes como “Inferno”, adaptado da obra de Dan Brown, ou “007 – Ordem para Matar”.

4. Palácio de Tokpaki
Presença incontornável nos guias da cidade, o Palácio estende-se por vários edifícios e pátios, cobrindo um total de 700 mil metros quadrados. Construído no século XV, foi antiga morada dos Sultões e dos seus haréns, permanecendo uma obra impressionante pela dimensão e opulência da decoração que são testemunho do luxuoso estilo de vida dos seus habitantes.

5. Museus Arqueológicos de Istambul
Dividido em três edifícios, a visita ao complexo é essencial para um mergulho na história mais antiga da cidade. Entre os artefactos, estão por exemplo o Sarcófago de Alexandre, várias estátuas greco-romanas e peças de escavações de Troia.

6. Visita a um Hamam
É nos famosos banhos turcos que se descobre mais da cultura nacional. Entre os melhores hamams de Istambul estão, por exemplo, o Ayasofya Hürrem Sultan Hamam, originalmente construído em 1556 para a mulher do Sultão Solimão, o Magnífico, ou o Cemberlitas Hamam, erguido em 1548 para a mulher do Sultão Selim II.

7. Grande Bazar
Em funcionamento desde o século XV, é um dos mais antigos mercados cobertos do mundo, com milhares de lojas onde se podem comprar cerâmicas, especiarias, tapetes e joalharia.

8. Hipódromo
Antigo centro da vida pública Bizantina e palco de jogos e corridas de cavalos, ainda é possível ver aqui a Coluna Serpentina, o Obelisco de Teodósio (trazido do Egito) e o Obelisco de Constantino, bem como uma fonte alemã, oferecida aquando da visita do imperador alemão em 1898.

9. Torre Galata
A 67 metros de altura, a Torre Galata destaca-se na linha do horizonte da cidade, proporcionando vistas invejáveis de 360º a quem se deslocar até ao topo, no nono andar – sendo que a viagem até ao sétimo andar se faz de elevador.

10. Dervixes rodopiantes
É uma dança mas também um ritual místico e uma das experiências culturais imperdíveis de Istambul. No Centro Cultural de Hodjapsha, junto ao Palácio Topkapi, é possível assistir a este ritual, declarado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar