Elin Ersson, uma estudante sueca, recusou sentar-se no seu lugar no avião, impedindo que o mesmo descolasse. O propósito? Evitar a deportação de um homem de nacionalidade afegã. Veja o vídeo abaixo.

A jovem, de 21 anos, comprou um bilhete para um voo da companhia Swedavia que ligava Gotemburgo (Suécia) a Istambul (Turquia), depois de saber que um homem, de 52 anos, iria ser deportado para a sua terra natal – o Afeganistão – por as autoridades suecas terem recusado o seu pedido de asilo.

Quando entrou no avião, Ersson começou a transmitir um vídeo em direto na sua página de Facebook como forma de protesto contra a situação. «Não me sento enquanto esta pessoa não sair do avião», afirmou a estudante.

Durante a filmagem, que se prolongou por cerca de 14 minutos, vários passageiros a bordo do avião criticaram a atitude da jovem ativista – que é contra a política de imigração da Suécia. Mesmo com a pressão dos outros passageiros e até dos comissários de bordo, que exigiram que Ersson parasse de filmar e se sentasse, a estudante não desistiu.

«Enquanto uma pessoa estiver de pé, o piloto não pode descolar. Tudo o que quero é evitar a deportação», afirmou a jovem. «Quero que ele saia do avião porque não está seguro no Afeganistão», acrescentou, mostrando ainda a sua revolta perante as leias migratórias da Suécia: «estou a tentar mudar as leis do meu país, não gosto delas. Não está certo mandar as pessoas para o inferno».

No final, o esforço de Ersson foi recompensado. O afegão acabou por ser levado para fora do avião, deixando Ersson em lágrimas. Depois do sucedido, alguns dos passageiros a bordo aplaudiram o ato da jovem, que também teve que abandonar o voo.

Segundo o The Independent, Elin Ersson corre agora o risco de ser multada ou de enfrentar até seis meses de prisão, por não ter cumprido as ordens do comandante do avião. As autoridades informaram ainda que o afegão, que se encontra sob custódia, será mais tarde deportado.

VIDEO:

Deportation from Gothenburg to Afghanistan

Publicado por Elin Ersson em Segunda-feira, 23 de Julho de 2018

Cadela foi salva pela tripulação durante um voo – e as imagens do momento já são virais


Veja também:
O que nunca lhe disseram sobre os aviões
Assistente de bordo revela os segredos da vida nos aviões

Partilhar