O verde da Irlanda pode ser opção para este verão (Foto: Pixabay)

A Irlanda começa a retomar a normalidade e vai autorizar o regresso do turismo internacional a partir de meados de junho.

“A direção em que estamos a evoluir é clara e muito positiva após o trauma dos 15 últimos meses, estamos finalmente a dar passos significativos para, mais uma vez, desfrutar de momentos normais com os nossos amigos e entes queridos”, referiu o primeiro-ministro irlandês, Micheal Martin, num discurso transmitido pela televisão estatal do país.

Antes do regresso dos turistas, a Irlanda vai abrir os tradicionais e populares bares já a partir do próximo dia 7 de junho.

Esplanadas, ginásios, cinemas e teatros também voltarão à atividade na mesma data. E os restaurantes receberão clientes no seu interior dois dias antes.

A Irlanda conta implementar certificado digital Covid-19, recentemente aprovado pela União Europeia (UE), a 19 de julho.

O Governo irlandês alterará então as regras para as viagens, passando a expressão “evitar viagens internacionais não essenciais” para “viajar com segurança e de acordo com os conselhos de saúde pública”, explicou o primeiro-ministro.

Com uma população de cerca de cinco milhões de habitantes, a Irlanda já administrou 2,6 milhões de doses de vacinas, acrescentou, saudando o facto de o país gozar “um dos níveis de confiança mais elevados na vacina do mundo”.

Em 2020, a Irlanda superou as duas primeiras ondas da pandemia com poucas mortes e poucos casos de infeção. No entanto, foi duramente atingida pela terceira onda, sobretudo depois de relaxar as restrições durante a época natalícia.

Partilhar