Foto: Philip Fong/AFP

As autoridades de Tóquio proibiram o consumo de álcool durante o Halloween. Mas esta não é a única regra a ser cumprida na capital japonesa.

A medida será aplicada no ponto turístico de Shibuya, uma das zonas mais concorridas e visitadas de Tóquio, e visa evitar desastres como o ocorrido o ano passado durante a noite das bruxas, quando 160 pessoas morreram esmagadas durante uma festa.

Shibuya é o principal ponto de concentração popular durante o Halloween em Tóquio, com as suas ruas estreitas a receberem milhares de jovens (e não só) japoneses e estrangeiros durante as festividades.

“Estamos extremamente preocupados que acidentes semelhantes ao caso fatal ocorrido em Seul possam acontecer a qualquer momento”, explicou o líder distrital de Tóquio, Ken Hasebe.

Além da proibição de álcool, as entidades públicas colocaram a circular nas redes sociais, em japonês e inglês, alertas para os incómodos causados aos moradores locais, como vandalismo, lixo e barulho.

“Na noite de Halloween, todos deveriam ficar longe de Shibuya. Pessoas moram lá”, enfatiza o vídeo. Onde também passa o seguinte recado: “Violência. Beber na rua. Fumar na rua. Violência de trânsito. Você não pode escolher como suas ações afetarão os outros.”

Outdoors com apelos à moderação foram também espalhados pela cidade. E a famosa estátua de Hachiko, o cão fiel, ponto de encontro popular no exterior da estação de Shibuya, foi coberta por um recinto temporário.

Partilhar