Viajar já não é uma aventura. Mas é ainda uma experiência, e das que mais felicidade nos trazem - está mesmo provado.

Dicas e conselhos

Viajar e ser feliz

Há muito que viajar deixou de ser um privilégio e passou a ser um… lugar–comum. Mas isso não significa que tenha deixado de ser um acontecimento. A excitação de programar, escolher hotéis, roteiros, ler todos os guias, consultar as dicas na internet, riscar guias, assinalar coisas em mapas, o frenesim quando se chega ao aeroporto.
Há poucas coisas que nos deem mais felicidade do que tudo isto – aliás, a tese está mesmo provada por um estudo da Universidade de Cornell divulgado pela revista Salon.com. Viajar traz mais felicidade do que qualquer bem material que possamos comprar. Porque envolve a «experiência», algo que o marketing já descobriu há muito tempo. Viajar é a experiência mais imersiva que existe – em novas culturas, lugares, cheiros e sabores.
Foi a pensar neste lado prático da viagem que reforçámos a secção Em Viagem – a última da revista. As páginas finais dedicamo-las a tornar o mais completa possível a sua experiência da viagem.
Damos dicas e conselhos, desde como falar com uma hospedeira para conseguir mais facilmente o que queremos até quais os melhores aeroportos para compras ou quais as cidades com mais trânsito, a evitar, portanto. Aplicações que nos facilitam a vida e curiosidades, ou, no mínimo, onde encontrá-las. E boas viagens.

 

Catarina Carvalho
catarina.carvalho@voltaaomundo.com.pt