Corbis

Em viagem

Dicas, curiosidades, informações, notícias, conselhos de viajantes profissionais e tudo o que precisa de saber para que as suas viagens corram bem. Em viagem, informação é poder.

Dicas para fazer a mala

1. Junte toda a roupa que está a pensar levar para aquela semana de viagem e reduza-a para metade. Será suficiente, confie. Em último caso, não faltarão oportunidades para comprar uma ou outra peça que esteja em falta.

2. No caso dos homens, três camisas ou polos e dois pares de calças já darão possibilidades quase ilimitadas de modelitos. Nas senhoras, o caso é diferente, mas planeie o que vai vestir com antecedência.

3. Leve uma pequena mala com rodas, um trolley. É bem mais fácil de transportar e, se for de reduzidas dimensões, poderá colocá-la no compartimento superior no avião. Vantagem? Não ter de esperar nas passadeiras e encaminhar-se diretamente para a saída.

4. Se tiver de despachar bagagem para o porão, peça no check-in um autocolante que indique «Frágil». Isto fará que a sua mala esteja no topo da pilha e, consequentemente, seja a primeira a sair para a passadeira rolante.

5. Casacos, blusões ou camisolas ocupam espaço e fazem peso. Leve-os na mão, vestidos ou deixe um deles em casa.

6. As calças de ganga enganam. São pesadas, sujam-se facilmente e levam tempo a secar quando lavadas. Opte por calças de materiais mais leves e desportivos como o algodão.

7. Não coloque acessórios de valor (joias e material eletrónico, por exemplo) na mala de porão. Mantenha-os sempre consigo. O risco de desaparecerem pelo caminho é elevado, qualquer que seja o destino para onde se dirige.

8. Sabão, gel de banho ou champô estão à venda em quase todos os países. Não vale a pena carregá-los de casa. A menos que não viva sem aquele gel com odor a alfazema que usa há mais de dez anos.

9. Quando guardar os sapatos na mala, encha-os com pares de meias ou outros pequenos artigos. Poupa espaço.

10. Em vez de dobrar individualmente T-shirts ou camisolas, enrole-as umas nas outras e coloque-as no fundo da mala. Quem sabe se também não serão úteis para envolver aquela garrafa de vinho que leva de presente para os seus amigos.

11. Junte a roupa em sacos de plástico que possam ser fechados a vácuo. É quase impossível acreditar no espaço que se ganha.

12. Não leve a mala cheia. Onde é que vai trazer as recordações de viagem?

Texto de Ricardo Santos
Dicas de viagem da edição de maio 2015 - n.º 247
Partilhar