Todos os meses são bons para fazer dieta, menos os meses de verão. Da Irlanda à Dinamarca, da Escócia à Alemanha, há uma série de festivais de gastronomia espalhados pelo Velho Continente nos próximos tempos. Porque comer também é viajar.

1. Copenhagen Cooking
Dinamarca

Da capital escandinava da gastronomia – quem é que nunca ouviu falar do Noma, várias vezes considerado o melhor dos restaurantes do mundo? – é de esperar coisas muito boas. Este e outros restaurantes Michelin vão estar presentes no evento, haverá chefes vindos de todo o mundo, muitos produtos locais e mais de 130 eventos ao longo de dez dias. Entre 21 e 30 de agosto.
>> gencooking.dk

2. Matstreif
Noruega

15267426102_fbb6b8e888_k 15267826515_117a53f920_k

Copenhaga pode ser a atual rainha da gastronomia escandinava, mas há outros pretendentes ao trono, nomeadamente a cidade de Oslo, na Noruega. Produtos típicos, caseiros, onde estarão presentes mais de 200 restaurantes e produtores. Entre os dias 11 e 12 de setembro.
>> visitoslo.com

3. Queijo
Itália

Cheese_20130920-141505Cheese_20130920-211356

Chama-se assim mesmo: queijo. Itália é sinónimo dele, seja qual for a região, e quase sempre de qualidade. Agora imagine um festival em que se reúnem os melhores queijos de todas as regiões do país. Acontece de dois em dois anos, na pequena cidade de Bra, no Piemonte. Este ano há festa garantida, entre os dias 18 e 21 de setembro.
>> cheese.slowfood.com

4. Festival de Galway
Irlanda

Começou em 1954 e transformou-se num dos mais famosos festivais de peixe e de ostras do mundo. Uma espécie de despedida do verão e boas-vindas ao outono, uma vez que tem lugar entre os dias 24 e 27 de setembro. Organizam, inclusive, um campeonato de abertura de ostras, em que os concorrentes tentam abrir ostras no mínimo tempo possível.
>> galwayoysterfestival.com

5. Stuttgarter Weindorf
Alemanha

Há mais vida e festivais na Alemanha para além do Oktoberfest e da cerveja. O Stuttgarter Weindorf é disso um bom exemplo. Um evento que terá lugar em Estugarda (entre os dias 26 de agosto a 6 de setembro) e que juntará milhares de pessoas à volta do bom vinho alemão. São 28 os restaurantes aderentes.
>> stuttgarter-weindorf.de

6. Loch Lomond
Escócia

Quem já foi à Escócia sabe que a gastronomia não é propriamente o forte do país, mas isso não o impede de organizar um festival de gastronomia (e bebida). Uma boa oportunidade para eliminar o preconceito de uma vez por todas. Se a comida não for convincente há sempre o conforto da paisagem, no Loch Lomond, a sul das Highlands (Terras Altas). Decorre nos dias 5 e 6 de setembro.
>> lochlomondfoodanddrinkfestival.co.uk