Torres Petronas
Kuala Lumpur, Malásia

Atualmente lideram o ranking das torres gémeas mais altas do mundo, com os seus 452 metros em 88 andares e ocupam a quinta posição de altura entre todos os arranha-céus. Mas não se ficam por aqui: a ponte que liga as duas torres é também a mais alta, no 41º andar. Desaconselhado a quem tiver vertigens.
petronas.com.my

Sagrada Família
Barcelona, Espanha

Já são cinco as gerações que acompanharam a evolução da obra. Em 1882 foi dado o arranque quando se colocou a primeira pedra para a construção da cripta. E só no ano seguinte é que o arquiteto Antoni Gaudí assumiu e deu seguimento ao projeto, tendo-lhe dedicado mais de quarenta anos da sua vida. Numa cidade de edifícios baixos, os 170 metros de altura destacam-se à distância. Espera-se que só em 2026 esteja finalmente terminada, no aniversário dos 100 anos da morte de Gaudí.
sagradafamília.org

Palácio de Potala
Tibete

Todos os anos é destino religioso na rota de peregrinos budistas. Finalizado no ano de 1649, este palácio de imponentes muralhas foi construído a 3700 metros acima do nível do mar. Chegou a ser residência oficial do Dalai Lama.
potala-palace.com

Casa Branca
Washington DC, EUA

A residência oficial do presidente dos Estados Unidos abriu portas no ano de 1800 e é um ícone na história do país e um dos locais mais visitados no mundo. E dos mais bem guardados. Lá dentro há 132 quartos, 35 casas de banho, 412 portas, 147 janelas, 28 lareiras, oito lanços de escadas e três elevadores ao longo de quatro pisos. Mas há números maiores, como as 65 mil cartas por semana que recebem, uma média de três mil telefonemas e cem mil e-mails por dia.
whitehouse.gov

Castelo de Neuschwanstein
Alemanha

É um autêntico postal da Baviera. Destaca-se quer pela localização quer pela sua arquitetura. Já foi palco de várias longas- metragens e serviu mesmo de inspiração para o castelo da Disney. A uma hora da cidade de Munique, recebeu (desde o final do século XIX) mais de sessenta milhões de visitantes.
neuschwanstein.de

Catedral de Brasília
Brasil

À primeira vista não tem nada que ver com o estilo habitual de igrejas e catedrais. Abriu portas em 1970 e tornou-se não só o primeiro monumento de Brasília, como uma novidade arquitetónica quanto a edifícios religiosos, por ter sido projetado com linhas futuristas e utilizados muitos vidros panorâmicos. Uma obra do «eterno» Oscar Niemeyer. Vale a pena conhecer o seu interior bem iluminado pela luz solar e colorido pelos desenhos.
catedral.org.br

Sydney Opera House
Austrália

Tornou-se um símbolo do século XX quando a ideia do projeto foi premiada num concurso arquitetónico em 1957. Foram precisos 16 anos até que estivesse concluído e ainda hoje continua a surpreender os visitantes de Sydney. Recebe mais de oito milhões de curiosos e contribui em mais de um bilião de dólares para a economia da Austrália. Movimenta 12 mil postos de trabalho.
sydneyoperahouse.com

 

Partilhar