A Escócia criou uma rota para combater a Route 66. Chama-se North Coast 500 e fica no Norte das Terras Altas. Pode ainda não ter a fama da mítica estrada norte-americana, mas potencial não lhe falta.

A comparação pode parecer demasiado forçada, mas são os próprios que fazem questão de a alimentar. «North Coast500, resposta escocesa à Route 66, a nova rota panorâmica por entre castelos de fadas, praias e ruínas», pode ler-se assim que se entra no site. Cerca de 500 milhas (cerca de 800 quilómetros) pelo Norte das Terras Altas. As míticas e belas Highlands. Marketing? Sim, mas bem feito. A estrada já existia, é verdade, mas agora há todo um conceito a suportá-la, emprestando- lhe o dinamismo a nível de reconhecimento internacional. Um percurso quase sempre junto ao mar, com muita natureza e castelos pelo caminho, ideal para fazer de carro, moto ou mesmo de bicicleta.

5 a 9 dias on the road. São cerca de 800 quilómetros para descobrir um país mágico. Alojamento, restauração e muita paisagem pelo Norte das Terras Altas Escocesas.

Aventura que começa e acaba na cidade de Inverness e que não dá qualquer trabalho a produzir, até porque os escoceses trataram de tudo, disponibilizando vários itinerários – cinco dias para veículos motorizados e nove para bicicletas – e várias sugestões quanto a alojamento e restauração, desde hotéis e restaurantes de luxo até  parques de campismo. É só fazer as malas.
northcoast500.com