Se no verão quase todos os caminhos vão dar ao mar, o outono é um mês especialmente apelativo para navegar no rio. Em Londres é possível dormir num barco de charme com decoração escandinava. Mas os canais franceses não querem ficar atrás.

Bares e discotecas em barcos há muitos, de Roma a Belgrado, de Paris a Bratislava, navios de cruzeiros e hotéis flutuantes também não faltam, mas pequenos hotéis de charme, não são assim tantos. Bert’s Barges (custa cerca de 340 euros por noite; bertsbarges.com), ancorado no Regent’s Canal, é o nome decorar para quem quiser ter uma boa noite de sonho na capital londrina. Um projeto que tem sido tão bem recebido que já foi replicado noutros locais, nomeadamente Hackney e Little Venice (também na capital) e cidades como York e Bristol. A experiência vai muito para lá de passar a noite num barco. É uma verdadeira casa (50 metros quadrados com cozinha, quarto com cama de casal e sala de estar) com estilo, decoração e essência escandinava vintage. Há fruta e vinho orgânico à chegada e pequeno-almoço todas as manhãs. Tem terraço e bicicletas à disposição.

O Bert’s Barges, em Londres, é um projeto de Lee Thornley.

O Hotel Barge Finess só chegará na próxima primavera, mas já está a ser esperado com grande expetativa. Um barco-hotel criado pela companhia European Waterways, especializada em passeios um pouco por toda em Europa, em locais como a Alsácia, Bruges ou Borgonha. Será precisamente nesta região francesa que este barco de luxo com capacidade para oito pessoas fará o seu percurso. Uma rota de uma semana pelo rio Saône e Canal du Centre, com paragem em quintas produtoras de vinho e de queijo e visitas a cidades como Dijon. Custará qualquer coisa como 5600 euros por pessoa. Até lá, existem outros passeios, e mais em conta, sobretudo quando se opta pela empresa Barge Lady Cruises. Só no Canal du Midi, canal francês que liga o mar Mediterrâneo ao oceano Atlântico, classificado como Parimónio Mundial, tem 14 barcos-casa disponíveis.
gobarging.com
bargeladycruises.com