Já lá vão quatro anos desde que Cremilde Brito Paes, professora de Beja, cumpriu o sonho de uma vida ao transformar um conjunto de casebres abandonados numa casa de turismo rural que colocou no mapa a pequena aldeia de Monte de Guerreiro, no concelho de Castro Verde. Muito mais do que apenas turismo de aldeia, aqui faz-se turismo numa aldeia com apenas 19 habitantes, número que duplica sempre que a Casa dos Castelejos está na lotação máxima.

A primeira a ser recuperada foi a Casa Velha, com cinco quartos e um apartamento T1, que os hóspedes podem alugar na totalidade ou em separado. Este ano juntaram-se-lhes mais três quartos, situados na nova Casa de Pedra. Cremilde define os Castelejos como «uma casa de campo com as comodidades de um hotel». Ou como «um pequeno aldeamento mas numa aldeia real».

Ao contrário das casas iniciais, de decoração mais rústica, à nova ala foi dado um toque contemporâneo, sublinhando aqui e ali a tradição da zona em apontamentos vintage. Das duas novas grandes salas comuns, uma delas tem uma lareira suspensa e na segunda passou a funcionar a zona de pequenos-almoços. A nova Casa de Pedra, assim chamada por ser feita de pedra, sem reboco, é a última da aldeia, oferecendo aos hóspedes a visão de «um Alentejo sem fim», materializado numa imensa planície aberta aos olhos de todos através de uma janela panorâmica.

«Gosto tanto desta vista que ainda nem consegui pôr aqui o televisor previsto inicialmente », brinca Cremilde. «Tenho medo de que possa estragar toda esta contemplação. » O televisor, esse continua empacotado algures na arrecadação. E, de facto, nem se dá pela sua falta.

Ficar

Casa dos Castelejos
São Marcos da Atabueira
Monte do Guerreiro

Tel.: 969489844/ 963292617
Web: casadoscastelejos.pt
Preço: Duplos a partir de 65 euros por noite (inclui pequeno-almoço)

Texto de Miguel Judas - Fotografias de Fernando Marques
Partilhar