Pico, São Jorge e Faial recebem a Triangle Adventure, uma prova de trail running por etapas com três corridas e 103 quilómetros de percurso.

Trail running

É um desafio original: em três dias consecutivos, três ilhas do grupo central do arquipélago dos Açores – Pico, São Jorge e Faial – vão receber outras tantas corridas, numa prova por etapas com 103 quilómetros de percurso. Individualmente ou em equipas de três, os corredores têm de cumprir a distância na íntegra. A primeira etapa tem início na manhã de dia 30, na Madalena do Pico, prolongando- se, durante 30 quilómetros, até aos 2351 metros de altitude do topo da montanha mais alta de Portugal. No dia seguinte, os atletas são transportados por via marítima até São Jorge, onde os esperam outros 30 quilómetros de corrida.

O «Trail das Fajãs» tem início na freguesia de São Tomé, percorrendo algumas fajãs da costa Sul antes de cruzar a ilha pelas zonas altas rumo às do norte, como a Fajã da Caldeira do Santo Cristo e a dos Cubres, onde termina. O domingo arranca com nova viagem de barco, agora até ao Faial, para a última e mais longa etapa (43 quilómetros). O ponto de partida será no Porto do Comprido, junto ao Vulcão dos Capelinhos. Percorre depois a península do Capelo, ao longo de dez vulcões adormecidos, até à Caldeira do Faial, de onde desce, por caminhos antigos, até à Horta, terminando em beleza, naquela que muitos consideram uma das baías mais bonitas do mundo.

Azores Triangle Adventure
De 30 de outubro a 1 de novembro
Pico, São Jorge e Faial
Distância: 103 km
Preço: a partir de 285 euros
Inscrições até 19 de outubro
Web: triangleadventure.com

Outras provas de trail running nas ilhas

Ecotrail Funchal-Madeira
Segunda etapa mundial do circuito Ecotrail, que vai passar por outras cidades europeias como Bruxelas, Paris e Oslo. Esta prova é composta por três corridas, com as distâncias de 80, 40 e 17 quilómetros. A partida da prova principal será dada às 06h00 de 31 de outubro, na Avenida Arriaga, no centro do Funchal. O objetivo é o Pico do Areeiro, um dos pontos mais elevados da ilha, com 1818 metros de altitude.
ecotrailmadeira.com

Azores Challenge Trail 
Tendo como cenário as paisagens de São Miguel, esta prova de trail running por etapas tem como principal objetivo divulgar as diferentes áreas da ilha num contexto de competição. A primeira etapa (34 km) decorreu em maio, na zona da Lagoa das Sete Cidades. As etapas seguintes ocorrerão nos dias 14 e 15 de novembro. A segunda etapa (15 km) terá lugar na zona central da ilha e a última (30 km) no cenário da Lagoa do Fogo.
azoreschallengetrail.com

 

Texto de Miguel Judas - Fotografias de Fernando Marques