Na ilha de Saint Thomas, ponto de paragem para inúmeros navios de cruzeiro, Magens Bay é uma referência no que toca à alta qualidade de férias com sol e mar. Está quase sempre na lista de melhores praias do mundo. Resorts de luxo e iates milionários fundeados. visitusvi.com
Não vale a pena procurar um aeroporto em Cayo Blanco. Não o vai encontrar, até porque a ilha tem apenas 15 quilómetros de comprimento e 500 metros de largura. Cuba é um país turístico por excelência e já é difícil descobrir locais virgens, mas este é daqueles que conservam intactas a maior parte das suas caraterísticas. Águas cálidas, cristalinas, areia branca, a típica praia de postal.
Dubrovnik, a pérola do Adriático, cidade medieval declarada Património Mundial em 1979, é incontornável. Desenganem-se, contudo, aqueles que forem à procura de praias de areia fina. Aqui é a pedra, pedrinhas e seixos quem mais ordena. Faz parte dos seus encantos. Quem preferir fugir da confusão que por vezes reina na cidade pode alugar carro ou scooter e descobrir as praias das redondezas em direcção a Split ou à Bósnia e Montenegro.
Se há paraísos na terra – expressão usada recorrentemente nem sempre com total propriedade –, a Baía do Sancho, situada no arquipélago Fernando de Noronha, é certamente um deles. É uma das áreas ambientais mais guardadas do Brasil e cada visitante paga uma taxa diária que vai aumentando de valor em função dos dias passados na ilha.
Fica a 8 km do centro de Sidney e é a mais perto da grande cidade. Há aulas de surf para iniciados e ondas que não faltam aos já praticantes da modalidade, paredão para correr e pedalar à vontade, lojas, cafés e restaurantes. De ambos os lados da baía, vale a pena caminhar pelas rochas e esperar pelo pôr-do-sol. australia.com
Não propriamente pela beleza, até porque bonitas praias nos EUA não faltam, mas porque é uma das únicas no mundo onde andar de carro ainda é permitido. Mais do que permitido, é uma tradição local e um ritual a que a maioria dos visitantes dificilmente resiste. Uma forma de honrar o passado, até porque foi nestas areias (nos anos 1930) que começaram as corridas de Nascar.
A praia de Navagio tem mais impacto vista de cima e as suas fotografias circulam pelo mundo como autênticos wallpapers. Mas claro que é obrigatório descer ao areal para ver de perto o navio encalhado e passar algumas horas em mergulhos que apetecem que sejam infindáveis. visitgreece.gr
A ilha do Fogo, que no final de 2014 chegou às primeiras páginas dos jornais devido à erupção do vulcão, é uma das suas joias, diamante em bruto, de origem vulcânica, com paisagens quase lunares, como é o caso de Chã das Caldeiras, a 1600 metros de altitude. A paisagem mudou com esta nova erupção, houve mesmo duas aldeias destruídas (Portela e Bangaeeira), mas os cabo-verdianos estão de braços abertos para receber visitantes.
Quem não tem praia natural caça com praia artificial. É uma Las Vegas africana, desconcertante, megalómana, que é, no fundo, uma cidade (fictícia) com hotéis, casino, cinemas e até um palácio (Palace of the Lost City) rodeado de vegetação tropical. São setenta mil metros quadrados com água azul-turquesa, palmeiras, areia branca e ondas que podem chegar a dois metros. Ondas (quase) verdadeiras.
Essa mesmo, a praia onde em 2000 foi rodado o filme A Praia, realizado por Daniel Boyle e protagonizado por Leonardo DiCaprio. Três jovens partiram à procura de uma ilha deserta convencidos de que iam encontrar o paraíso. O problema é que o paraíso já tinha sido descoberto por outros aventureiros e a viagem acabou por se tornar um inferno. Maya Beach, nas ilhas Phi Phi, em pleno oceano Índico, não se transformou num inferno, até porque continua a ser uma área protegida onde não há qualquer unidade de alojamento, mas é inegável que as coisas mudaram.
Muita rocha para estender a toalha e areia branca que convida à preguiça. Bons mergulhos ali não faltam, nem marisco acabado de ser pescado. Ideal para famílias, grupos de amigos e naturistas. Longe da confusão de Ibiza, mas com o seu quê de animação noturna. formentera.es
Dakhla é um daqueles sítios onde se sente a força da geografia. A omnipresença quer do deserto quer do mar. Uma cidade localizada no Sul de Marrocos, em pleno Sara, já próximo da fronteira com a Mauritânia, formada por uma península com quarenta quilómetros e abençoada por uma baía com quatrocentos quilómetros quadrados. As suas águas são muito procuradas por praticantes de windsurf e kitesurf.
O Algar de Benagil fica no concelho de Lagoa, em Carvoeiro, com acesso feito pelo mar. Existem passeios turísticos para lá chegar. Os barcos partem de vários locais na costa, entre o Farol de Alfanzina e a Praia Nova.
A sul da ilha encontra-se uma das praias mais fotogénicas e não é tropical. De areia preta vulcânica, a extensa baía é desenhada por uma encosta em rocha sem intervenção do homem. A vila de Vík í Mýrdal está a 180 quilómetros de Reiquejavique e é uma das regiões mais húmidas do mundo. visiticeland.com
O segundo maior lago de água doce do continente africano, depois do lago Vitória; o terceiro mais profundo do mundo, aproxima-se dos 1500 metros; um pedaço de natureza partilhado pela Tanzânia, República Democrática do Congo, Burundi e Zâmbia que esconde algumas das mais selvagens, belas e desconhecidas praias do planeta. Eis o lago Tanganica. Um cenário tão belo quanto improvável em pleno coração de África.
Quando a Volta ao Mundo realizou uma viagem a Israel, há menos de dois anos, o turismo local fez questão de nos oferecer um par de raquetas e uma bola. Por momentos, estranhámos mas percebemos quando chegámos a Telavive. A Miami do Mediterrâneo, como já lhe chamou a National Geographic. Tem também um pouco de Rio de Janeiro. Há, de facto, centenas, milhares de pessoas a jogar raquetas na praia, bares e restaurantes na areia.
A praia de Huntington é totalmente a imagem que se imagina quando se fala no surf em Los Angeles. O areal separado pelo pontão suportado por estacas, praia de gente jovem, pranchas debaixo do braço, bicicletas e skates a circular, é parte da qualidade de vida que se sente por estas paragens. visitcalifornia.com
O Reino Unido normalmente não aparece nas melhores sugestões como destino de praia, mas quando faz sol, há locais que surpreendem. Em Gales, Marloes Sands é exemplo disso, com areia branca e por vezes ondas para a prática de surf. A praia está rodeada por uma falésia onde não faltam campos verdes cultivados. visitwales.com