Queijos de todas as formas e proveniências, e os melhores enchidos de Trás-os-Montes e Alentejo. Na tábua, no pão e para levar. É essa a proposta do Tábua Rasa, no qual Carolina Matos e Francisco Salgado Ré querem promover a degustação de queijos e enchidos de eleição – «usados por chefs Michelin, mas que não chegam ao consumidor em geral» – «em ambiente cool e urbano».

São 25 os tipos de queijos servidos neste restaurante que também é fromagerie e charcutaria. Destacam-se um Serra premiado e um queimoso da Beira Baixa que não é para todos. Os enchidos – presuntos com 24 meses de cura, copitas, paios – são de porco preto e de bísaro e há alheiras de javali. Depois, há sobremesas como chouriço de mel (sangue de porco, frutos secos e canela) e mulato de chila (com carne de porco).

As várias tábuas são enunciadas na ardósia que pinta a parede da direita, um negro que contrasta com o pinho das mesas e cadeiras. As tábuas ilustradas penduradas na «parede de intervenção» são de artistas convidados e vão mudando.

Tábua Rasa
Rua da Picaria, 68 (Baixa) Tel.: 223197789
Horário: Das 12h00 às 00h00; domingo das 13h00
às 16h00 e das 19h30 às 22h30. Encerra à segunda.
Preço médio: 13 euros


Mais notícias sobre o tema:

Este é o único restaurante no Porto dedicado aos ovos
No Bop peça um café e o seu vinil preferido a tocar – Porto


 

Texto de Ana Isabel Pereira - Fotografias de Pedro Granadeiro/Global Imagens
Partilhar