«Desligue todos os seus dispositivos eletrónicos ou ligue o modo de voo». Durante muitos anos acreditou-se que o sinal de um telemóvel poderia interferir com os equipamentos eletrónicos de um avião. E isso era visto como perigoso, naturalmente.

No entanto, mesmo havendo muitos passageiros a acreditar que um telemóvel pode fazer cair um avião, os especialistas garantem que a tecnologia cada vez mais moderna é segura e não há nenhuma situação registada de que um dispositivo tenha provocado um acidente.

Na verdade, há interferência, mas, segundo os especialistas, é na comunicação entre os rádios de bordo e o controlo do tráfego aéreo. O ruído, semelhante àquele de quando se aproxima um telemóvel a umas colunas de som, pode causar a falha de avisos importantes à navegação dada pelos controladores aos pilotos. E isso, sim, representa um perigo.

Por isso, ao ligar o modo de voo está a demonstrar cortesia por quem está não só a trabalhar como a fazer o melhor para levá-lo ao seu destino em segurança.


Veja também:
Este é o maior erro que comete com o cartão de embarque
Voo atrasado ou cancelado? Saiba ao que tem direito

Por NMG - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar