A Ásia sempre me despertou muita curiosidade e a China foi a porta de entrada. Adorei o país, as cidades são caóticas, a comida é ótima e diferente, chegando até a provar escorpião. A cultura do povo é o primeiro grande impacto, mas é isso que nos faz querer viajar. Caminhar na Muralha da China é uma experiência que recomendo, assim como visitar em Pequim a Cidade Proibida, o Yiheyuan, conhecido como o Palácio do Verão, e o Templo do Céu. Foram dez dias com a família e sinto que não foi suficiente. Quero voltar para conhecer o que falta.
Há muito que sonhava com Marrocos, não propriamente com Marraquexe ou Casablanca mas sim com as paisagens despidas de tudo e de quase todos, sonhava com o deserto. Mas o deserto não se explica, sente-se intensamente a cada dia, a cada noite, a cada nascer e a cada pôr do Sol como se fosse uma obra esculpida pelos próprios deuses. Deixámos para trás Marraquexe, serpenteámos o Alto Altas coberto de neve, atravessámos aldeias berberes, descobrimos Ouarzazate, o vale do Draa e Nkob à medida que nos aproximávamos das tão desejadas paisagens austeras. Nunca imaginei que as cores pudessem ser tão intensas, que as sombras pudessem desenhar novos contornos e que não fosse só pura imaginação. O sonho concretizou-se.
Uma escapadela da faculdade com uma amiga, em que lá fomos as duas de mochila às costas. Partimos de Milão e seguimos até à romântica Verona, cidade de Romeu e Julieta. Andámos pelos canais de Veneza e seguimos até à Áustria, onde visitámos o lago Faaker e também Salzburgo. Acabámos a jornada a beber uns litros de cerveja na bonita cidade de Munique. Consolidaram- -se amizades e fizeram-se outras. E isso é o prazer de viajar.
Viajar mudou-me e fez-me ver o mundo com outros olhos. Para além das maravilhosas paisagens, culturas, tradições, história, a interação com os locais é fundamental nas minhas viagens. Pequenos gestos fazem toda a diferença e fazem-me muitas vezes pensar e refletir na vida do dia-a-dia. Acredito que sou a mulher que sou hoje devido às viagens que fiz. Esta imagem em Jimbaran faz parte dos momentos que nunca irei esquecer, ficarão para sempre guardados no meu coração.
Quer ter as suas fotografias publicadas na próxima edição da revista? Envie-nos as suas fotografias de viagens com um pequeno comentário e autorização de publicação. Fotos em formato jpg e os textos com 200 a 500 carateres. Envie-nos uma mensagem em: facebook.com/volta.ao.mundo.revista