De 18 de maio a 5 de junho, vai decorrer mais uma edição da Rota de Tapas. Lisboa, Porto e, pela primeira vez, Braga vão receber a 7ª edição da Rota de Tapas Estrella Damm. O centro histórico e Sé de Braga juntam-se às zonas históricas dos bairros de Lisboa e Porto: Cais do Sodré, Rossio, Alfama, Bairro Alto, Príncipe Real, Madragoa, Baixa do Porto, durante os 19 dias da iniciativa.

Este ano, 54 restaurantes em Lisboa, 29 no Porto e 21 em Braga aderem à rota. O desafio lançado aos chefs, pela Estrella Damm, foi combinar estilos, técnicas e ingredientes numa verdadeira fusão de sentidos, numa só tapa.

Uma tapa e uma cerveja Estrella Damm (0,25L) tem o preço fixo de 3 euros, em qualquer um dos 104 restaurantes aderentes. Mais informações e as últimas novidades disponíveis em Facebook Estrella Damm.

O Zomato é também parceiro oficial da rota e disponibiliza a coleção Rota de Tapas, onde é possível ficar a conhecer os restaurantes aderentes em Lisboa e Porto.

Em Lisboa, tal como em edições anteriores, a forma recomendada para se deslocar entre bairros é através dos Tuk Tuk Estrella Damm, de quinta a sábado, das 19h30 às 23h00. E para isso basta ter dois carimbos no mapa da rota, podendo levar um máximo de 6 passageiros em cada Tuk Tuk.

Terminais tuk tuk Lisboa:

  • Rua Garrett, Chiado (junto à Bertrand)
  • Jardim de Santos

No Porto, poderá apanhar boleia do Estrella Damm Bus (autocarro Estrella Damm), que fará paragens em dois terminais. Para isso, são precisos 4 carimbos no mapa. As viagens estarão disponíveis de sexta a sábado, das 18h00 às 00h00 e domingo das 16h às 22h.

Terminais autocarro Porto:

  • Largo dos Leões
  • Trindade

Os participantes, ao percorrer a Rota de Tapas Estrella Damm, habilitam-se a ganhar uma viagem a Barcelona para duas pessoas e um jantar num restaurante gourmet de referência de tapas. Para concorrer é necessário o preenchimento do passaporte destacável do mapa com 3 carimbos de diferentes locais, inseri-lo na tômbola de um dos restaurantes aderentes e tirar a melhor fotografia com Estrella Damm e a sua tapa preferida, partilhando-a na página de Facebook da Estrella Damm. A fotografia vencedora será sorteada entre as 10 mais votadas.

Existe ainda o concurso para os estabelecimentos aderentes, em que são eleitas as duas melhores tapas. Uma das tapas será distinguida pelos consumidores através do passaporte da rota; a segunda tapa será escolhida por um júri profissional composto por profissionais da Estrella Damm e, em Lisboa, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, no Porto, pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, em Braga, pela Associação Comercial de Braga.

Rota de Tapas, Braga:

Mapa RT Braga2

Rota de Tapas, Porto:

Mapa RT Porto2

Rota de Tapas, Lisboa:

Mapa RT Lisboa2Mapa RT Lisboa3

Texto de Nuno Mandeiro - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar