InicioNotíciasComo arrendar casa para férias sem sobressaltos
Como arrendar casa para férias sem sobressaltos
1. Cuidados na partilha. Se já está à procura do sítio ideal para pousar as malas, saiba que a oferta é variada. Airbnb, HouseTrip, HomeAway, Iha e Rentalia são as plataformas mais populares. Mas, aconselha a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco), em qualquer uma delas cautela deve ser a palavra de ordem no que diz respeito à informação pessoal que disponibiliza. Se o nome, o e-mail ou o número de telemóvel são dados facilmente partilháveis, o mesmo não se pode dizer da cópia de documentos, como o de identificação, que tornam o consumidor mais vulnerável.
2. Conhecer as condições. Antes de se comprometer e, claro, pagar, certifique-se de quais são as políticas de cancelamento. Há taxas que, em caso de um imprevisto que obrigue a cancelar a estadia, não são reembolsáveis em algumas plataformas.
3. Pesquisar sempre. Até já pode ter encontrado a casa perfeita para as férias, mas isso não o deve impedir de continuar à procura noutro site. É que, por vezes, o mesmo imóvel pode estar disponível em plataformas diferentes e a preços diferentes.
4. Ajuda em forma de comentários. Esteja atento aos comentários deixados por outros utilizadores. Experiências anteriores, sejam elas boas e sobretudo más, podem ajudar na hora de fazer a escolha.
5. Confirmação do registo. Antes do pagamento, ou da autorização do mesmo através de um cartão de crédito, é melhor mesmo ter a certeza de ter um registo feito. Sem a validação do perfil do utilizador, a Deco não aconselha que se avance para a realização da reserva, sob o risco de ficar sem casa e sem dinheiro.
Seja para passar férias cá dentro ou lá fora, são muitas as ofertas de casas disponibilizadas em sites que prometem o conforto do lar em troca de preços mais ou menos acessíveis. Ganham os proprietários dos espaços, que os alugam e conseguem amealhar uma verba extra, e pode sair também a ganhar quem está disposto a fazer férias na casa de uma outra família. Pode, mas para isso deve seguir alguns conselhos, capazes de evitar que as férias de sonho se transformem em autênticos pesadelos.